XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:PUB-DT6.2073-1


PU: Publicom - Interfaces Comunicacionais

JOVENS NA CENA METROPOLITANA - PERCEPÇÕES, NARRATIVAS E MODOS DE COMUNICAÇÃO਍ഀ

Rita de Cássia Alves de Oliveira (PUC/SENAC); Silvia Helena Simões Borelli (PUC/SP); Gislene Silva (Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)); Josimey Costa da Silva (Universidade Federal do Rio Grnade do Norte); Rose de Melo Rocha (Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo)

Resumo

Analisar as culturas juvenis e os modos através dos quais os jovens vivem suas vidas, sonham seu futuro e compreendem seu passado está acompanhada de uma hipótese: ela nos fala da relevância da comunicação como estratégia expressiva e como recurso teórico fundamental nos modos de narrar as experiências juvenis, seja nas interpretações de si e dos outros, seja na maneira como vêm sendo representados em diferentes instâncias sociais. A metrópole é suporte por meio do qual se faz circular uma miríade de linguagens juvenis. Essa perspectiva fica evidente na pesquisa etnográfica que dá base a este livro. Quando abordados diretamente em seus lugares de encontro e de fluxo os jovens entrevistados apontam as dimensões cultural/comunicacional de sua existência, percebendo o potencial de comunicação de seus corpos e dos espaços que freqüentam, neles deixando a inscrição de suas marcas.


Palavras-chave:  jovens/juventudes, metrópoles, narrativas, consumo, violência
਍ഀ