XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT5-CI.2052-1


DT5: DT 5 - GP Cibercultura

COMO FAZER AMIGOS E INFLUENCIAR PESSOAS 2.0: QUANDO O CAPITAL SOCIAL DESVIA PARA O CAPITAL DE INFLUÊNCIA

Jorge Rocha Neto da Conceição (Centro Universitário UNA)

Resumo

Com base nas conceituações de Pierre Bordieu (1985) sobre capital social, comparando-as com as de outros autores (Coleman, 1988;1990 e Loury, 1977;1981) que tratam o tema em um contexto histórico-comunicacional, traçamos uma síntese da função do termo, aplicado à Cibercultura, concentrando-nos em compreender seus desvios. Em processos comunicacionais em ambientes digitais, esses desvios – aqui caracterizados como capital de influência – podem reduzir a utilização do potencial de uma comunicação inter-relacional. Desse modo, concluímos que tal configuração pode ser responsável pela possibilidade de fechamento de redes sociais à colaboração.


Palavras-chave:  Capital social, Capital de influência, Redes sociais, Esfera pública
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