XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT8.1987-1


IJ: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação

ENTRE O LER E O FAZER: A RELAÇÃO DOS MITOS SOCIAIS DE FEMININO E MASCULINO NAS REVISTAS COM O MODO DE VIDA DE SEUS LEITORES

Aline Josiane Schuster (Universidade Federal de Santa Maria); Caroline Casali (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo verificar se os mitos encontrados nas revistas femininas e masculinas se aplicam no dia-a-dia de seus leitores, constituindo neles novas formas de ser e agir. Para tanto, foram estudadas pesquisas que analisaram os mitos de revistas femininas e masculinas e, após este estudo, foram aplicados questionários a leitores voluntários, buscando estabelecer comparação entre os hábitos desses leitores e os mitos evidenciados nas revistas que consomem. Levou-se em conta, para a pesquisa, a noção de contrato de leitura de Verón (1983) e de mito barthesiano. Em suma, os resultados apontam para uma leitora que faz uso das dicas propostas pelos periódicos, enquanto que leitores do gênero masculino obtém nas revistas simples forma de entretenimento.


Palavras-chave:  Discurso, Gênero, Revistas
਍ഀ