XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT7-CR.1947-1


DT7: DT 7 – GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local

COMUNICAÇÃO, JUVENTUDE RURAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL: A EXPERIÊNCIA DA FUNDAÇÃO CASA GRANDE

Nataly de Queiroz Lima (Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Resumo

Na cidade de Nova Olinda, sertão do Cariri cearense, uma experiência desenvolvida pela organização não governamental Fundação Casa Grande utiliza a capacidade mobilizadora da comunicação e da cultura como estratégia de desenvolvimento local. Ativando as competências culturais endógenas, os jovens da localidade são responsáveis pela gestão de produções culturais e dos veículos de comunicação educativos em uma área geográfica onde imperam as parabólicas e é escasso o acesso aos bens culturais. Em um movimento de repúdio a algumas produções hegemônicas e de apropriação de outras, a comunidade parece se reconhecer como agente político, produtor e ressignificador de sentidos, ampliando as possibilidades de participação social, inclusive através da formação de cooperativa, e de promoção do desenvolvimento sustentável.


Palavras-chave:  Comunicação, Cultura, Desenvolvimento, Participação, Juventude
਍ഀ