XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT5-CD.1946-1


DT5: DT 5 – GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas

REDEIFES: PROPOSTAS PARA OTIMIZAÇÃO DE UMA PLATAFORMA DE COMPARTILHAMENTO DE CONTEÚDO AUDIOVISUAL ENTRE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR.

Marcelo Ricardo Miranda Espindola (UNIDERP / ANHANGUERA); Andréa Ferraz Fernandez (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO); Vitor Busnardo Torres Teixeira (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO); Maurício Falchetti (Universidade Federal do Mato Grosso)

Resumo

Esse artigo é sobre o sistema RedeIFES, infovia com intenção de compartilhar material audiovisual de instituições públicas de ensino superior. Entre os objetivos estão a verificação da utilização prática do sistema, a identificação de problemas que dificultam o seu uso e a sugestão de propostas para potencializar seu papel como espaço de compartilhamento de conteúdo intelectual. A pesquisa foi realizada em dois momentos, um de caráter técnico-bibliográfico e outro de caráter experimental e exploratório. Os principais resultados encontrados mostram que as dificuldades de utilização do sistema RedeIFES são de ordem técnica e conceitual e sobrepassam as dificuldades previstas no projeto original, abrangendo problemas oriundos das instituições federais, produtoras e receptoras do material disponibilizado pelo sistema RedeIFES .


Palavras-chave:  Redes Digitais, Conhecimento Compartilhado, Material Audiovisual
਍ഀ