XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CD.1938-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Educação

O USO DA RÁDIO-ESCOLA COMO FERRAMENTA DA MÍDIA-EDUCAÇÃO E NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA਍ഀ

Alexandra Fante Nishiyama Frost (Universidade Metodista de São Paulo)

Resumo

Os avanços tecnológicos criaram um novo processo de comunicação que afetaram os processos sociais, os métodos de trabalho, criaram mudanças culturais e novos modos de aprender e perceber o mundo, o que repercutiu no campo da educação. Desta forma, a comunicação pediu licença para entrar na sala de aula e contribuir para a educação. Essa pesquisa é o resultado de um trabalho que visa identificar as percepções de alunos da Escola Estadual do Jardim Independência, localizado na periferia da cidade de Sarandi – Pr, após oficinas voltadas para a leitura crítica dos meios, comunicação comunitária, mídia-educação, cidadania e rádio. A prática proporcionou aos jovens a oportunidade de visualizar de uma forma mais crítica os meios de comunicação e suas mensagens e as oficinas contribuíram para a formação referente a percepção da realidade.


Palavras-chave:  cidadania, mídia-educação, comunicação comunitária
਍ഀ