XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT8.1840-1


IJ: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação

COMUNICAÇÃO E CULTURA: A LACUNAL DISTÂNCIA ENTRE A NOVELA E A PARÓQUIA

Laísa Veroneze Bisol (Universidade Federal de Santa Maria); Arnaldo Requia Neto (Universidade Federal de Santa Maria); Caroline Casali (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

Neste trabalho apresentamos alguns dados que permeiam a distância entre a cultura exposta na mídia – produto midiático – e a cultura em seu local de origem. Analisamos, aqui, a personagem de um padre, em uma telenovela, que optou por sua laicização em favor de um romance. Em comparação à ficção, mostramos o que um ex-padre, que optou pelo seu afastamento da Igreja, pensa sobre a relação da cultura religiosa original com a cultura televisionada pela novela. Para tanto, abordamos, ainda, conceitos da cultura sacerdotal. Os resultados da pesquisa revelam que o produto midiático telenovela reconstrói personagens de determinadas culturas, mitificando-os e distanciando-os do cotidiano e das práticas dessa cultura.


Palavras-chave:  telenovela, cultura religiosa, práticas sociais
਍ഀ