XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-PP.1801-1


DT2: DT 2 – GP Publicidade e Propaganda

PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS NA MÍDIA DE MASSA: CELEBRIDADES E AUTOMEDICAÇÃO.

Paula Renata Camargo de Jesus (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

Resumo

਍ഀ O presente trabalho busca compreender a medicalização da sociedade brasileira, por meio de uma visão transdisciplinar: Comunicação e Saúde, em especial da Comunicação Publicitária de Medicamentos. Ao propor uma reflexão crítica sobre a presença de celebridades em propagandas de medicamentos isentos de prescrição, o texto discorre por questões sociais e éticas e, busca analisar a linguagem persuasiva presente no discurso de medicamentos que, ao utilizar celebridades, pode contribuir com o alto índice de consumo irracional de medicamentos no país. Este trabalho é um “recorte” da minha tese de doutorado, defendida em 2008, na PUCSP.


Palavras-chave:  propaganda de medicamentos, celebridades, automedicação
਍ഀ