XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT2.1763-1


IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda

PUBLICIDADE POÉTICA. AS RELAÇÕES DA POESIA MODERNISTA E CONCRETISTA COM A LINGUAGEM PUBLICITÁRIA CONTEMPORÂNEA.਍ഀ

João André de Freitas (Universidade Federal do Ceará)

Resumo

A pesquisa visa estabelecer relações entre o movimento modernista e concretista e a linguagem publicitária contemporânea, apresentando uma contextualização sobre a literatura relacionada a esses dois movimentos, tentando enxergar os pontos que aproximam poesia e publicidade. Além disso, é apresentada uma mudança ou como Carrascoza prefere chamar, uma evolução do texto publicitário. A partir dos ideais de Oswald de Andrade em relação à linguagem, a experimentações técnicas de Drummond e o signo gráfico da poesia concreta, tentamos traçar certa influência dessas “escolas” poéticas nas produções publicitárias. Produções essas que passam por uma virada criativa na década de 1960 nos EUA, trazida para o Brasil, que cria seu modus operandi na década de 1970.


Palavras-chave:  Modernismo, Concretismo, Linguagem, Publicidade
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