XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT3.1734-1


IJ: Intercom Júnior - Relações Públicas e Comunicação Organizacional

A ‘OUVIDORIA’ VIRTUAL COMO [NOVA] MODALIDADE COMUNICACIONAL NOS SITES/PORTAIS DAS UNIVERSIDADES DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE/RS

Diego Wander Santos da Silva (Pontif�cia Universidade Cat�lica do RS); Cleusa Maria Andrade Scroferneker (Pontifícia Universidade Católica do RS)

Resumo

Evidenciar as especificidades dos sites/portais das universidades da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS, bem como analisar os procedimentos de comunicação viabilizados pelas ‘ouvidorias’ virtuais dessas IES se constituem nos objetivos do artigo. A pesquisa se configura como exploratória (GIL, 1999), desenvolvida mediante levantamento bibliográfico e observação direta intensiva (MARCONI; LAKATOS, 1999). Optou-se pela estratégia de estudo de casos múltiplos (YIN, 2001), envolvendo a análise dos sites/portais institucionais e a realização de entrevistas em profundidade de caráter semi-aberto (DUARTE, 2008). Observou-se que as ‘ouvidorias’ virtuais das universidades pesquisadas são canais predominantemente informacionais, com fins, muitas vezes, limitado à troca de mensagens, o que igualmente se depara com algumas dificuldades.


Palavras-chave:  relações públicas, novas tecnologias, sites/portais institucionais, ‘ouvidorias’ virtuais, universidades
਍ഀ