XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT4-AV.1730-1


DT4: DT 4 – NP Audiovisual

VESTÍGIOS DA IMAGEM: A TRILOGIA NO CINEMA

Ricardo Weschenfelder (Universidade Federal de Santa Catarina)

Resumo

Procuramos compreender como se forma o discurso na trilogia cinematográfica. De onde vem a tradição de narração em série? Percebemos diferenças no modo de produção e de narração em série no cinema. As trilogias hollywoodianas absorveram a estrutura narrativa da televisão, tratando cada filme como um episódio. Cada personagem e cada elemento diegético possuem uma função lógica, que deve ser acompanhada e justificada ao longo da série. Nas trilogias de autor, por outro lado, cada filme funciona como uma outra formulação do discurso, narrado com diferentes elementos. As trilogias autorais fazem parte de um mesmo discurso que é formulado textualmente por três vezes, em três histórias diferentes. Utilizamos como fundamento de análise a noção de série desenvolvida por Foucault na obra “Arqueologia do Saber” (2005).਍ഀ ਍ഀ


Palavras-chave:  Cinema, Trilogia, Discurso
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