XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-PP.1696-1


DT2: DT 2 – GP Publicidade e Propaganda

ÚTEIS E FÚTEIS਍ഀ CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DE CELEBRIDADES EM PUBLICIDADE਍ഀ

Celso Figueiredo Neto (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

Resumo

Diversas marcas têm se utilizado de celebridades para anunciarem seus produtos. O presente trabalho tem por objetivo estabelecer um sistema de categorização das celebridades de maneira que se perceba quais são úteis e quais são fúteis nos processos de construção de marcas. Tão mais eficaz será uma mensagem quanto mais crível for seu ethos. Dentre os elementos que compõem o ethos de uma marca um dos mais diretos e amplamente utilizados é a celebridade. Seu uso indistinto tem contribuído para a decadência da relevância, e, portanto, da eficiência da publicidade. A subdivisão das autoridades utilizadas em publicidade nos três grupos: stricto, lato e presença pode funcionar como guia de eficácia na escolha dos representantes para as marcas, restituindo a credibilidade a auxiliando àqueles que se recusam a fazer escolhas publicitárias baseados tão somente nos critérios de mídia.


Palavras-chave:  Publicidade, retórica, celebridade, autoridade, branding
਍ഀ