XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT7-CC.1680-1


DT7: DT 7 – GP Comunicação para a Cidadania

CULTURA E COMUNICAÇÃO POPULAR: O TRABALHO COMUNICATIVO DE UMA COMUNIDADE NO SERTÃO DOS INHAMUNS, CEARÁ

Edilberto da Silva Mendes (Universidade Federal do Ceará); Catarina Tereza Farias de Oliveira (Universidade Federal do Ceará)

Resumo

O Artigo reconstrói a discussão de que a trajetória histórica da comunicação popular segue uma linha de encontro com as expressões da cultura popular. O ponto de partida é a proposição de Downing (2002) de investigar a comunicação popular para além dos usos de meios tecnológicos, ampliando o conceito de mídia. As discussões retomam fragmentos dessa história em trabalhos que, ao abordar a cultura popular, descrevem usos da comunicação popular em diferentes períodos (Bakhtin, 1993; Davis, 1990; Burke, 1989). Reflete-se ainda sobre a continuidade de práticas seculares e os usos de tecnologias na comunicação popular, articulados a partir da realidade material e simbólica dos atores sociais que as gestam. Articula-se essa reflexão com a análise das mídias criadas para difundir o mito de Santa Marciana, no sertão dos Inhamuns, Ceará.


Palavras-chave:  Comunicação popular, Cultura popular, Mídias radicais
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