XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-SC.1647-1


DT8: DT 8 – GP Semiótica da Comunicação

BIG BROTHER: O JOGO E AS ESPACIALIDADES DA BIG HOUSE

Debora Cristine Rocha (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Resumo

Estrela maior do reality show, dados os índices de audiência e o impacto midiático mundial, o Big Brother trabalha com o conceito de jogo em vários níveis. Além da disputa por um prêmio milionário, os participantes competem, também, pela visibilidade nos sistemas de comunicação. Enquanto isso, a fórmula do Big Brother é sustentada por um jogo muito mais amplo: o diálogo entre o voyeurismo e o exibicionismo midiáticos que simulam o buraco da fechadura na TV. Nessa dinâmica, a casa ou big house será muito mais do que o local de confinamento de um grupo de brothers. A casa será a peça fundamental do jogo e, para tanto, criará espacialidades diversas: moradia, tabuleiro, palco, estúdio, vitrine, passarela, parque de diversões, laboratório, não-lugar, confessionário. Como estúdio, a câmera ocupará o lugar de honra. Ela será o olho-robô-câmera tanto como olho maquínico quanto como olho humano.


Palavras-chave:  Reality show, Big Brother, Jogo, Espacialidade, Visibilidade
਍ഀ