
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba, PR – 4 a 7 de setembro de 2009

Os primeiros mil dias: 
a reforma da Folha de São Paulo de 1975 a 19771

Victor Gentilli2

RESUMO

Análise da primeira reforma da Folha de S. Paulo comandada por Claudio Abramo, entre 1975 e 
1977. Apresenta a situação anterior à reforma, analisa os elementos que estimularam a deflagração 
das mudanças e procura entendê-las no contexto da “distensão lenta, segura e gradual” patrocinada 
pelo  governo  Geisel.  As eleições  de  1974 apontaram para  uma  opinião  pública  de  oposição  e 
evidenciaram a iminência de surgimento de vozes da sociedade civil.  O candidato Silvio Frota, 
representante da “linha dura” produz uma grave inflexão na reforma em setembro de 1977. Menos 
de um mês depois, Geisel demite o ministro do Exército e altera a conjuntura. Mas a Folha não 
retorna à sua situação anterior embora estivesse na iminência de tornar-se o “intelectual coletivo” da 
transição brasileira, a exemplo El Pais na Espanha.

PALAVRAS-CHAVE: Folha de São Paulo;anos 1970; Jornalismo Brasileiro; reformas em jornais 

Introdução

Nos primeiros anos da década de 1970, a Folha de São Paulo era o jornal mais vendido no 

estado de São Paulo. Mas não tinha nenhuma influência política, não repercutia em Brasília, era 

anódino e inexpressivo. Enfim, não tinha importância alguma. Já desde a década de 1950, O Estado 

de São Paulo era considerado um dos mais importantes jornais do mundo, ao lado do New York 

Times, The Times, entre outros. Não apenas era um forte jornal de referência em São Paulo e no 

Brasil, como também, um dos poucos que recusava o comportamento complacente3 da maioria dos 

jornais em todo o Brasil. Como muitas vezes, os casos de jornais de ousaram enfrentar a censura 

imposta pelo regime militar em particular depois do AI-5 e nos primeiros anos da década de 1970, 

contam com uma divulgação mais “interessante”, muitos deixam de observar que a censura era feita 

por bilhetinhos e ordens que vinham “de ordem superior” e eram obedientemente acatados pela 

grande maioria dos jornais. 

A Folha de São Paulo estava entre esta grande maioria.  Sem expressão, tampouco força 

política, seguia uma obediência cega aos censores do regime militar. A rigor, os bilhetinhos eram 

até dispensávelis, dada a identidade do jornal com os generais ditadores de plantão. Já era um dos 

jornais de maior tiragem e circulação em São Paulo, graças ao forte esquema de distribuição que 

1 Trabalho apresentado no GP Teorias do Jornalismo, IX Encontro dos Grupos/Núcleos de Pesquisas em Comunicação, evento 
componente do XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.
2 . Professor-adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo vgentilli@uol.com.br
3  O termo “complacente” foi usado pela primeira vez por Bernardo Kucinski e tem o sentido claro de submissão aos 
detentores do poder político e/ou econômico.

1

mailto:vgentilli@uol.com.br


Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba, PR – 4 a 7 de setembro de 2009

fazia com que o jornal chegasse nas mais longínquas cidades de São Paulo antes do meio dia. E 

principalmente: muito antes do “concorrente” O Estado de São Paulo, que em boa parte das cidades, 

sequer chegava. As aspas na expressão “concorrente” são fundamentais. O Estado de São Paulo era, 

junto com o Jornal do Brasil os dois jornais com condições de ousar enfrentar a censura em algumas 

circunstâncias. Não eram censurados por bilhetinhos, mas por censores nas redações. No Rio de 

Janeiro, o Jornal do Brasil  ainda contava com alguma concorrência de outros jornais, boa parte 

deles em fim de linha, mas respeitáveis, como o Correio da Manhã, a Tribuna da Imprensa, o Diário 

Carioca, entre outros.

Neste início da década de 1970, a empresa Folha da Manhã que editava a Folha de São 

Paulo e outros jornais (como veremos) já era uma empresa sólida financeiramente. No início da 

década de 1970 ainda refletia bastante a visão de seu antigo proprietário, Nabantino Ramos, que, 

chegou a lançar um Dicionário Enciclopédico, sistematizando sua experiência profissional e suas 

“fichas” numa obra de referência de mais de 300 páginas (Nabantino Ramos, 1970). O matutino 

contava com alguns jornalistas como Ruy Lopes, em Brasília, que escrevia uma coluna diária. Mas 

a  coluna  sequer  tinha  página  fixa  para  ser  publicada.  Newton  Carlos,  um  especialista  bem 

informado em política internacional. O diretor de redação era José Reis, um jornalista especializado 

em ciência que mantinha uma coluna sobre as novidades científicas aos domingos. Foi fundador e 

primeiro secretário-geral da SBPC4. José Reis foi o pioneiro do jornalismo científico do Brasil – não 

à toa o Prêmio de Jornalismo que o CNPq patrocina tem o seu nome. 

O jornal  contava  ainda  com Emir  de  Macedo  Nogueira,  que  auxiliava  na  secretaria  de 

redação e escrevia uma coluna dominical chamada A Língua nossa de cada dia, em boa medida 

antecessora dos atuais  best sellers como Pasquale Cipro Neto e outros. Emir Nogueira viria a se 

notabilizar durante a greve dos jornalistas de São Paulo de 1979. Em todas as assembléias sempre 

participava  pedindo  a  palavra  e  fazendo  propostas,  ponderava  questões  importantes. 

Invariavelmente,  suas  propostas e  do grupo a  qual  estava ligado eram derrotadas  nas  emotivas 

votações realizadas nas madrugas, na Igreja da Consolação em São Paulo. A greve foi, não apenas, 

uma grande derrota, mas uniu o patronato e abriu espaço para as mudanças que viriam a seguir. Na 

sucessão  de  David  de  Moraes,  presidente  do  Sindicato,  Emir  Nogueira  encabeçou  a  chapa  de 

oposição, que teve uma significativa vitória, ao menos mostrando que os jornalistas chegaram a 

reavaliar  o movimento.  Ainda no início do mandato,  Emir  adoeceu vindo a falecer  meses mais 

tarde. Foi  substituído pela jovem Lu Fernandes.

4 Ver em  http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/JoseReis.html acesso em 20 de janeiro de 2009

2

http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/JoseReis.html


Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba, PR – 4 a 7 de setembro de 2009

O produto, visto por quem os sistematizou

Grosso modo, a Folha de São Paulo,  nos primeiros anos da década de 1970, pode ser vista 

como uma síntese do verbete  JORNAL IDEAL,  publicada nas páginas 148 a 150 de seu Jornalismo: 

Dicionário Enciclopédico. O primeiro item parece escrito pelo próprio Nabantino: “Não tem sido 

fácil, efetivamente, fazer jornais inatacáveis, pois frequentemente oscilam entre a pobreza de textos 

e a prolixidade, a pusilanimidade e a arrogância, a desonestidade e o facciosismo. Muito poucos tem 

podido escapar a estes extremos”. 

A definição pode surpreender por uma aparência de antiguidade, mas o conflito Lacerda x 

Wainer ainda era marcante. No segundo item, citando o prof. Basileu Garcia, afirma que “o jornal 

da  minha  divagação  inspiraria  confiança  no  seu  noticiário,  abundante  e  variado,  mas  conciso, 

rápido, sem excessos nos conceitos. Os seus editoriais seriam numerosos e breves... .., de modo a 

poderem ser lidos sem cansaço”. 

Ainda citando Basileu Garcia, este item dois do verbete refere-se a um noticiário policial 

mínimo,  sem  notícias  de  suicídios,  as  apreciações  políticas  evitariam  a  crítica  sistemática 

procurando ver sempre...  ... o lado bom das coisas. O professor ainda defende o que chama de 

censura cabível – certamente referindo-se ao controle dos dirigentes do jornal sobre o produto e 

conclui:  “O jornal  teria  o  código  de  ética,  transmitido  ao  conhecimento  de  todos  os  que  nele 

labutassem. Eventuais infrações seriam severamente reprimidas pois a justiça começa em casa. 

Um pequeno aparte: Aqui, estou, de certo modo, “forçando a barra”, mas ao aceitar o regime 

e suas exigências censórias e proibitivas, a Folha não estaria “vendo o lado bom das coisas”? Ao 

destacar  o  “milagre  brasileiro”  com críticas  pontuais  e  sem contestação  não estaria  igualmente 

“vendo  o  lado  bom  da  coisas”?  Em  trabalho  recente,  Luiz  Martins  discute  o  que  chama  de 

Jornalismo da boa notícia.  Trata-se  de algo completamente  diferente,  dado que nos  anos  1970 

vivíamos uma ditadura, o que não ocorre agora.

Retornando  ao  verbete  JORNAL IDEAL.  Num  terceiro  item,  o  desembargador  Percival  de 

Oliveira  oferece  sua  definição:  “Seria  um  jornal  noticioso,  sóbrio,  bem  redigido,  sereno  e 

imparcial”. No verbete, o desembargador desenvolve o que entende como cada um dos conceitos 

apresentados.  Por  fim,  de  certo  modo  uma  surpresa,  Nabantino  em  seu  Dicionário  cita  Rui 

Mesquita, um dos dirigentes de O Estado de São Paulo:

“ Um jornal está para um boletim de informações assim como uma obra de arte, uma pintura, 
está para a fotografia. A função do jornal não é apenas a de noticiar, mas é a de fecundar a 

3



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba, PR – 4 a 7 de setembro de 2009

inteligência e acionar a consciência. Um verdadeiro jornal tem alma e pensamento próprios 
que persistem além do tempo de vida de seus diretores. Deve informar com a objetividade e 
e com a fidelidade possíveis, mas deve, ao mesmo tempo, opinar e criticar com a coragem e 
a honestidade possíveis”. 

O autor do Dicionário pinçou esta definição na pág. 14 de O Estado de São Paulo de 

13/9/1969.

A organização, breve apresentação

Os demais jornais da casa moviam-se para onde moviam os ventos políticos. O que significa 

que, se mesmo complacente, o Folhão ainda tentava manter uma compostura, isso não ocorria com 

os  outros  diários  da  casa.  Caso  exemplar  o  da  Folha  da  Tarde  -  que  até  o  final  de  1968 era 

comandado por Frei  Betto E Antônio Marcos Pimenta Neves -  que fez uma boa cobertura  dos 

movimentos estudantis naquele ano. Depois do AI-5, a partir de 1969, o jornal passou a ser quase 

um órgão oficial da “tigrada”, para usar uma expressão de Elio Gaspari. Antônio Aggio Jr,. que 

dirigia o jornal o fazia com uma arma em cima da mesa de trabalho. Um dado curioso que merece 

uma maior reflexão é que, mesmo nos melhores anos da Folha de São Paulo, - estes primeiros Mil 

Dias a que nos propomos analisar - a Folha da Tarde continuava mantendo seu padrão indigno de 

jornalismo.  Para  efeitos  da  nossa  pesquisa  é  um  caso  claro  de  dissonância  entre  produto  e 

organização, com efeitos evidentes nos produtos. Nesta mesma década de 1970, a empresa Folha da 

Manhã editava sete jornais diferentes:  o Folhão, a Folha da Tarde, a Última Hora comprada de 

Samuel Wainer pouco depois do golpe de 1964, o Notícias Populares adquirida de Herbert Levy, A 

Gazeta e A Gazeta Esportiva, estes dois últimos da Fundação Cásper Líbero. O sétimo era A Cidade 

de Santos, jornal vendido na cidade onde Carlos Caldeira Filho, sócio de Octávio Frias de Oliveira 

nasceu e ainda preservava interesses.

De “concorrente” a concorrente

Embora conservador, o Estado de São Paulo portou-se de maneira sóbria e digna durante os 

“anos de chumbo”: em vários momentos, o jornal recusava as ordens telefônicas e os bilhetinhos 

que definiam o que não podia ser publicado. A grande maioria dos jornais brasileiros acatou os 

bilhetinhos  e  os telefonemas  sem questionamentos.  Intuíam o sentido  da expressão “De ordens 

superiores” que abriam os bilhetinhos apócrifos e os telefonemas. Reagiu na véspera da edição do 

AI-5,  com  um  editorial  que  hoje  faz  parte  da  história  do  Brasil  chamada  “Instituições  em 

frangalhos”. A edição foi apreendida. 

4



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba, PR – 4 a 7 de setembro de 2009

Em São Paulo, O Estado de São Paulo tinha como companhia apenas seu filhote Jornal da 

Tarde, um vespertino que a empresa lançara em 1966 sob o comando de Mino Carta e que tentou 

produzir  um jornal  com  o  mesmo  nível  de  credibilidade  de  seu  irmão  mais  velho,  mas  com 

diagramação  e  texto  mais  leves5.  Um leitor  que  desejasse  informações  de  qualidade  e  alguma 

opinião bem escrita tinha, em São Paulo, apenas a opção entre os dois diários da família Mesquita. 

Eram conservadores e oligárquicos. Mas eram jornais que tinham a coragem de enfrentar a censura 

e publicar receitas e poemas no lugar das notícias censuradas. A ditadura não queria que os jornais 

informassem aos seus leitores que estavam sofrendo censura. Com esta alternativa das receitas e dos 

poemas – em geral eram Os Lusíadas, de Camões – o leitor sabia da censura. No ano passado, para 

lembrar  os  40  anos  do  AI-5,  O Estado  publica  um livro  com uma  reportagem de  José  Maria 

Mayrink (Mayrink, 2008), em capa dura, papel couchê mostrando a luta do jornal – ao lado de seu 

irmão caçula, o Jornal da Tarde, nascido em 1966, como mais uma cria de Mino Carta.

Como jornal de referência,  o Estado de São Paulo não tinha concorrente  em São Paulo, 

situação  diferente  daquela  do  Rio  de  Janeiro.  Num  primeiro  ensaio  de  interpretação,  tal  fato 

decorreria da circunstância de o Rio de Janeiro ser a capital da República nos anos de 1940 e 1950. 

Um olhar desatento, as mudanças que se dariam nos anos 1970 consolidariam esta interpretação. 

Penso, no entanto, que ainda precisamos nos deter na realidade do sistema midiático brasileiro – 

como ele se configurou a partir dos anos 1980 - e do Brasil das décadas de 1950, 1960 e 1970 para 

um estudo capaz de explicar de forma mais circunstanciada tal fenômeno.6 Esta fora dos objetivos 

deste estudo, no momento. De todo modo, forçoso esclarecer que trata-se de um estudo que deve 

incluir não apenas os jornais diários, como as revistas e as emissoras de rádio e TV.

Prenúncios da reforma

Mario Sérgio Conti sintetiza da melhor forma as circunstâncias e os motivos que levaram o 

jornal a iniciar “as suas mudanças decisivas”: 

As mudanças decisivas na Folha tiveram início em 1974, quando fatores políticos, históricos, 
econômicos e pessoais se combinaram (grifo meu). No início do ano, o general Golbery do 
Couto e Silva, então articulando a formação do governo Ernesto Geisel que tomaria posse 
em março, convidou Frias para uma encontro no largo da Misericórdia, no Rio de Janeiro. 
Frias  Filho  também  iria  à  reunião  mas  esqueceu  a  carteira  de  identidade  e  não  pode 
embarcar. Golbery expôs ao dono da Folha seu plano de distensão lenta, segura e gradual do 

5 O JORNAL DA TARDE é um vespertino que merece um estudo mais aprofundado. Infelizmente, tal estudo não faz parte 
do escopo deste trabalho.
6 Na tese de doutorado que defendi em março de 2003, na ECA-USP, orientado por Bernardo Kucinski, aponto alguns 
indícios e tento oferecer algumas balizas para se entender melhor o sistema midiático brasileiro. O título da tese é 
Sistema Midiático e Crise do Jornalismo de 1950 a 1980.

5



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba, PR – 4 a 7 de setembro de 2009

regime Deu a entender, também, que o novo governo veria com bons ollhos a existência de 
um outro jornal paulista de prestígio, além de O Estado. (Conti, 1999, pgs. 316 e 317)

Mario Conti observa ainda que Golbery não foi além disso. Não ofereceu créditos em 

bancos oficiais ou anúncios de estatais. O problema era outro:

“ O Estado era uma voz forte na cena política. A Folha, pouco mais que um sussurro. O 
jornal dos Mesquita estava no centro do poder. O de Frias e Caldeira na periferia.” (Conti, 
1999, pg. 317).”

Frias Filho relata este episódio de forma muito semelhante:

“Nessa conversa com meu pai, Golbery delineou os rumos que eles pretendiam impor ao 
novo  governo,  falou  da  necessidade  de  uma  descompressão  política,  enfim,  expôs  todo 
aquele ideário que se tornou bastante conhecido depois. Inclusive, chegou a mencionar para 
meu pai... .... que não era conveniente que houvesse em São Paulo um só jornal forte em 
termos  de  peso  na  opinião  pública,  que  era  de  interesse  do  governo  que  houvesse  dois 
jornais.”(Abreu, 2003, pgs 354 e 355). 

Mario Sergio Conti que relatara o encontro do general Golbery com o velho Frias no largo 

da Misericórdia, no Rio de Janeiro, observa que a definição mesmo da mudança ocorre nos Estados 

Unidos, alguns meses depois, embora Conti não defina especificamente a data dos episódios. Num 

primeiro  momento,  Claudio  Abramo é convidado a participar  de um encontro em Stanford,  na 

Califórnia e sugere a Octávio Frias levar o filho. Alberto Dines também participa deste encontro de 

Stanford.Alberto Dines relata como eles viam a Folha. Um relato de uma conversa entre Abramo e 

Dines é fundamental para se compreender o tamanho do desafio:

Dines, a Folha de S. Paulo é uma merda de jornal, você sabe” Eu disse: “Sei”; Era um jornal 
que não se lia, era ilegível. Primeiro era um jornal que nunca teve censura, era um jornal do 
establishment militar. E malfeito. Eu me lembro que eu lia todos os jornais mas nunca abri a 
Folha. O Claudio disse: “Acredite ou não, o Frias quer que eu faça uma transformação no 
jornal. E eu queria que você, quando voltasse, se voltar, constituísse esse grupo que vai fazer 
a renovação.”(Abreu, 2003, pgs 117)

Claudio Abramo relata o mesmo episódio:

Em 1974 eu estava encostado na Folha. Fui convidado para um seminário na Universidade 
de Stanford, juntamente com Carlos Chagas, Alberto Dines e João Calmon. Convenci Otavio 
Frias Filho a ir comigo, pois seria bom para ele. No aeroporto, antes de partir, pedi ao Frias 
pai que, como um favor pessoal a mim, convidasse Dines para trabalhar na Folha pois ele 
tinha sido demitido do  Jornal do Brasil. (abramo, 1988, pg. 87

6



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba, PR – 4 a 7 de setembro de 2009

Nem na conversa com Golbery, tampouco no seminário em Stanford houve de fato a decisão 

de implantar de fato a reforma na Folha. Esta decisão teria sido tomada em um encontro em Nova 

York, ocasião em que Claudio Abramo, Octávio Frias de Oliveira e Otávio Frias Filho realizam 

uma reunião onde avaliaram as novas condições políticas do Brasil e entenderam que a  Folha de 

São Paulo, baseada numa empresa sólida e capitalizada poderia mexer-se e mudar em direção a um 

jornalismo  mais  opinativo,  mais  engajado,  mais  plural.  Claudio  Abramo  fora  contratado  por 

Octávio Frias de Oliveira para trabalhar na Folha de São Paulo dez anos antes. Abramo, porém, foi 

recusado pela  redação.  Durante  um período,  sequer  era  aceito  na redação do jornal.  Tinha  um 

escritório na Transaco (outra empresa de Octávio Frias de Oliveira), de onde fazia uma crítica diária 

do jornal. Mais tarde, entra no jornal como diretor de produção. Mas fica até 1972, período em que 

viajou muito.  Retorna em 1974, pra viver esses episódios. Era marxista da linha trotskista, mas 

como jornalista e profissional tinha uma enorme clareza sobre os destinos do jornal. Idiossincrático, 

explosivo e  sempre  trabalhando com um grupo de profissionais  de confiança  ao lado,  Abramo 

alcançava a direção de redação do jornal depois de dez anos na casa.

Quando  a  Folha  completou  60  anos,  em 1981,  isto  é,  já  depois  desses  episódios  aqui 

narrados, encomendou a dois historiadores um livro que narrasse a história do jornal. Com 416 

páginas,  e  bastante  iconografia,  a  participação  de Claudio  Abramo no jornal  é  limitada  a  dois 

parágrafos mínimos de sete linhas no total. (Mota e Capelatto, 1981, pg. 206).

Mas  o  que  determinou  de  fato  a  decisão  de  implementar  as  mudanças  na  Folha  foi  o 

chamado “Encontro de Nova York”. Mario Sérgio Conti faz um relato breve sobre ele na pagina 

319 do seu livro. Claudio Abramo relata com alguns detalhes:

O golpe (de 1964) estava esgotado.  – mas em estado de sobrevida que duraria mais dez anos 
– o que ficou claro quando o general Geisel iniciou o processo de abertura e reduziu a força 
dos militares. O jornal também precisava mudar. Na volta de Stanford levei Otavinho para se 
encontrar com o pai em Nova York, Otavinho conseguiu então que o velho Frias conversasse 
comigo. Falamos durante horas no hotel, quando expus a ele o que achava que deveria ser 
feito.  Ele  estava pensando da  mesma  forma  – é  uma  das  pessoas  mais  inteligentes  que 
conheci na vida. A esse episódio, Carlos Castello Branco chamou de “o encontro de Nova 
York” é fantástico que na história  que escreveram sobre a Folha,  não se  mencione  esse 
encontro. No livro há uma foto minha, mas não se diz o que fiz no jornal. Quem lê não 
entende. Parece que eu apenas visitava a redação (Abramo, 1889, pg S 87 E 88).

A biografia que Engel Paschoal produziu do velho Octavio Frias de Oliveira conta a história 

do “encontro de Nova York” na voz do jornalista Pedro Del Picchia:

O Frias acabou indo para os Estados Unidos também e lá eles tiveram o que entrou para a 
história como o “encontro de Nova York”. em que os três conversaram muito sobre o que 

7



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba, PR – 4 a 7 de setembro de 2009

seria o Brasil dali para a frente. E o Frias de novo teve a sensibilidade de perceber que se 
abria uma oportunidade não só de ter uma ação política importante para o jornal – talvez esse 
não fosse motivo suficiente para ele - , mas que essa ação política importante significaria 
uma ampliação de mercado para a Folha em cima da prática de um novo tipo de jornalismo. 
De  um  jornalismo  que  apostasse  na  redemocratização.  Eu  acho  que  foi  isso  que  foi 
conversado lá” (Paschoal, 2007,pg. 146).

Claudio Abramo sintetiza:

Frias decidiu mudar a Folha por razões de competição de mercado. O Estadão podia ficar na 
oposição sem perder prestígio, pois era e sempre foi do establishment; sobre o Estado, nunca 
pesou uma ameaça real. A Folha podia obedecer integralmente à censura mas não era de 
confiança. Ao contrário de hoje, 7 não fazia parte do poder. Frias percebeu que seu jornal só 
poderia prosperar num regime democrático, e por isso adotou a linha combativa” (Abramo, 
1988, pg. 88).

Diante desses fatos,  podemos concluir  que,  no final das contas,  ao menos neste caso,  a 

História mostrou que, de certo modo, o projeto preconizado pelo general Golbery não apenas daria 

certo, como se consolidaria pelas décadas seguintes. Isso significa que, embora estes primeiros Mil 

Dias na Folha de S. Paulo tenham fortes distinções em relação aos Mil Dias dos anos 1980, em 

particular nos seus aspectos editoriais e nos modos da redação trabalhar. Mas foi a mesma História, 

que poria um forte freio neste reforma em 1977. Com a greve dos jornalistas de 1979 e a criação da 

ANJ, a realidade se torna outra. No livro Mil Dias, que relata em detalhes a segunda reforma da 

Folha, Mino Carta escreve um Posfácio esclarecedor. Não é à toa que na reedição de 2005, pela 

Publifolha, tal texto ficasse de fora. Não chega a ser um texto premonitório, pois escrito já no final 

da década de 1980, mas levanta questões novas e fundamentais para a compreensão das relações e 

dos conflitos decorrentes dos primeiros e dos segundos Mil Dias.

As mudanças no produto

No ínício de 1975, Claudio Abramo é preso pelo DOI- Codi. É depois de sua soltura, já em 

1975, portanto, se dá início à reforma do jornal. A primeira mudança de impacto foi a criação da 

página 2. Até então, como lembra Alberto Dines, os jornais não tinham opinião. Esta se limitava-se 

aos editoriais que eram a expressão da vontade dos seus proprietários. Na página 2 da Folha, em 

boa medida, com o mesmo desenho até hoje, o canto esquerdo é destinado aos editoriais do jornal. 

No centro, uma charge ao alto e em seguida colunas de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Ruy 

Lopes, velho colunista da Folha de São Paulo, que dirigia a sucursal de Brasília, mas cujos artigos 

saiam cada dia em uma página do jornal, passa a contar com um espaço definidos para seus textos 

oriundos de Brasília. Assinava R.L. Alberto Dines foi chamado para comandar a sucursal do Rio de 

7 O depoimento é de 1988 ou anterior. 

8



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba, PR – 4 a 7 de setembro de 2009

Janeiro e produzir uma coluna diária. Esta coluna ficaria abaixo daquela de R.L. e era assinado por 

A.D. por fim, o jornal chama o  veterano Samuel Wainer para produzir a coluna de São Paulo. 

Assinava  S.W.  No lado direito  desta  página 2 restava  uma coluna  de alto  a  baixo.  Políticos  e 

intelectuais de várias faixas do espectro político foram chamados para produzir textos. A maioria 

dos autores escrevia quinzenalmente.

Se a  Folha do período Nabantino expressava,  de alguma forma uma visão de qualidade 

jornalística, que, embora agradasse seus profissionais e seus leitores, não tinha qualquer influência 

em Brasília, A nova Folha que emerge em 1975 traz um novo padrão de qualidade onde a ênfase na 

opinião e numa politização “forte”, dado que o desejo de uma democratização efetiva da sociedade 

interessava a todos, com poucas exceções dentre elas os condutores da “distensão lenta segura e 

gradual” – que não pretendia uma efetiva democratização, apenas uma descompressão política e dos 

“linha dura” do regime.

Até então, os jornais que tinham página de opinião expressavam apenas as opiniões dos seus 

dirigentes e proprietários,  em editoriais.  Publicar opiniões divergentes,  nenhum jornal  brasileiro 

fazia  isso (Abreu,  2003, pgs  120 e  121).  Foi  uma revolução.  Além disso,  o jornal  dá início à 

primeira  atividade  regular  e  sistemática  de  crítica  de  mídia,  com a  coluna  Jornal  dos  Jornais, 

publicada em duas colunas de alto a baixo, na página 6 das edições de domingo. Quando Alberto 

Dines propusera a coluna a Frias, sugeriu que ela fosse publicada com discrição no segundo caderno 

das segundas feiras. A proposta vinha da experiência vivida por Dines nos Estados Unidos onde o 

episódio Watergate,  que resultou na renúncia  do presidente  Nixon, provocou um grande debate 

sobre o papel da imprensa.  Alguns jornais nos EUA criaram a figura do ombudsman. A coluna 

Jornal dos Jornais, foi mantida até 1977, como se verá, mas quando a Folha institui o ombudsman, 

em 1989, sua coluna dominical seria pubicada exatamente nas mesmas páginas 6 das edições de 

domingo. Mera coincidência?

Embora muitos afirmem que o surgimento da página 3 teria vindo pouco depois, tal não se 

deu.  Foi  somente  em  1976.  que  surge  a  página  3,  com  o  nome  Tendêndias/Debates,  onde 

intelectuais de todos os espectros da política manifestavam-se. A página 3, embora muito citada, 

por estudiosos e analistas, não foi tão importante quanto a 2, esta sim, a novidade e a deflagradora 

da reforma dos primeiros Mil Dias. Até porque, embora fosse uma novidade no Brasil, em especial 

num Brasil que vivia uma ditadura, vários jornais do mundo já tinham a receita da página conhecida 

9



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba, PR – 4 a 7 de setembro de 2009

como op/ed (página oposta à dos editoriais), com artigos de intelectuais renomados.8  Não era uma 

novidade em jornais. 

A inteligentsia paulista, que – até então - lia com certo desconforto O Estado de São Paulo, 

mas via com satisfação que o jornal tinha “estatura e coragem política” para resistir à censura e 

fazer um esforço para enfrentá-la ou ao menos denunciá-la foi migrando para a Folha de São Paulo. 

Até porque, em 1975, o Estado de São Paulo sai do velho prédio da rua Major Quedinho (de onde, 

segundo Cláudio Abramo,  nunca deveria  ter  saído) tem a censura prévia  retirada e passa a ser 

produzido na marginal do Tietê. A mudança para a marginal não foi simples para o Estado de São 

Paulo. Como também mudava o sistema de composição (das linotipos para as composições a frio) e 

de impressão, passando para o off-set, houve um momento em que jornalistas enfrentavam conflitos 

com  engenheiros.  Este  foi  um  elemento  surpreendente  e  que  produziu  certa  insegurança  nos 

jornalistas. Sempre comandados e chefiados por colegas de redação, estranhavam muito a presença 

de engenheiros dando palpites no jornal.

De  1975  a  1977,  o  jornal  da  Barão  de  Limeira  operava  numa  empresa  sólida 

financeiramente, com uma estrutura de distribuição que superava em muito seu concorrente (já sem 

aspas) e uma gráfica moderna. Octávio Frias de Oliveira foi um dos primeiros empresários de jornal 

do mundo (grifos meus) a substituir as velhas linotipos por sistemas de composição a frio e as lentas 

e tradicionais  rotativas  por máquinas  off-set  bastante  modernas  para a época.(Mota e  Capelato, 

1981, pgs 200 e 201)

Embora  o  general  Médici  fosse  um “linha  dura”  ostensivo,  seu  governo  não  promoveu 

nenhuma cassação de mandatos nem enfrentou uma turbulência maior. Médici combatia a oposição 

armada que não tinha o apoio da população e surfava no “milagre brasileiro” As torturas ficavam 

“no porão”, sem acesso à sociedade. O noticiário político era quase morto e o que sobrevivia era 

interditado pela censura oficial. 

Em conjuntura radicalmente diferente, o governo Geisel, conhecido como um castellista - 

promoveu  diversas  cassações  de  mandatos,  teve  de  enfrentar  no  início  de  seu  governo  a 

surpreendente vitória do MDB, fechou o Congresso editou o que veio a ser chamado de pacote de 

abril9, criou o senador biônico. No governo Geisel, os oposicionistas não mais morriam atropelados, 

8 Vale observar que hoje, praticamente todos os jornais brasileiros de alguma expressão, mesmo que de capitais 
menores contam com a página de opinião e ao lado a op/ed.
9 Aliás, a expressão pacote para expressar a edição, por parte do governo, de um conjunto de medidas simultâneas surge 
com o pacote de abril e é incorporada ao repertório da política, da economia e da vida brasileiras.

10



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba, PR – 4 a 7 de setembro de 2009

em tiroteios, após fugas. Simplesmente desapareciam, como desapareceu praticamente boa parte do 

comitê central do PCB e tantos outros.

Essa  nova  realidade  política,  em  boa  medida,  pedia  uma  nova  forma  de  cobertura 

jornalística. Neste sentido, além da forte opinião, a Folha buscava incorporar bons profissionais e 

cuidava com atenção da cobertura de política, que ia tomando uma dinâmica própria à medida em 

que a sociedade civil ia tateando seus primeiros movimentos. Raymundo Faoro, presidente da OAB, 

iniciava  seus  primeiros  movimentos,  alguns  até  tímidos,  mas  sempre  bastante  firmes.  Neste 

movimento, a Folha crescia e encorpava como um jornal capaz de expressar – ao menos naquele 

momento – as demandas da sociedade. Este momento da transição brasileira é contemporânea da 

Revolução dos Cravos, em Portugal, em 1974 e da transição espanhola em 1976.

“Foi  bonita  a  festa”,  como  disse  o  poeta,  mas  a  revolução  portuguesa  foi  uma  ação 

eminentemente militar e decorria dos problemas decorrentes das dificuldades nas guerras coloniais. 

Um quase “intelectual coletivo”

O caso da libertação espanhola também foi diferente, mas os jornais tiveram uma função 

decisiva. Jornais de tradição franquista se modernizavam, novas publicações eram criadas como a 

revista Câmbio 16 e o jornal El Pais, em 1976. No auge da transição espanhola, de 1976 a 1978, 

com o pacto de Moncloa, El País, em boa medida, assumiu o papel de condutor do processo. Seu 

primeiro diretor, Juan Luiz Cebrian usava uma expressão gramsciana para definir o papel do jornal: 

“o intelectual coletivo da transição”. Num estudo que fiz em 1989, mostro claramente como o jornal 

tornou-se o mais importante jornal da Espanha. (Cebrian, 1987, pgs. 99 a 109). Uma tentativa de 

reviravolta política orquestrada por um grupo de militares conservadores que tomou o Congresso e 

pretendia  um retorno  ao  franquismo  encontrou  no  El  País  o  mais  firme  e  seguro  defensor  da 

democracia e combatente dos golpistas. 

“Amparado por um estrutura sólida e moderna, coisa diversa de seus competidores o jornal 
contava  ainda  com  uma  apresentação  gráfica  mais  limpa,  um  formato  menor  e  uma 
linguagem  adequada  a  um  diário  laico,  europeu,  claramente  inspirado  no  Le  Monde. 
“Enquanto El País empregava um estilo direto, rompia tabus, punha em quarentena todos os 
valores estabelecidos, aplicava a dúvida metódica em cada circunstância.” Por outro lado, 
diferenciava  informação de opinião e as notícias se apresentavam muito documentadas, com 
todo o luxo das análises”. Outra novidade de El País foi a figura do Ombudsman” (Gentilli, 
1989, PGS. 73 e 74)

A Folha de São Paulo não pretendia tanto. Mas, de certo modo, e por algum período, poderia 

insinuar-se como o “intelectual coletivo” da transição brasileira. Mas,.como é consenso entre vários 

11



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba, PR – 4 a 7 de setembro de 2009

intelectuais brasileiros, as reformas no Brasil são sempre operadas “pelo alto”. Em certa medida, a 

Folha  de  São  Paulo  dos  primeiros  Mil  Dias  poderia  abrir  espaço  para  expressar  as  vozes  da 

sociedade civil que iniciavam suas manifestações. 

Um  elemento  fundamental:  naquele  período,  uma  boa  parcela  dos  trouble-makers da 

imprensa brasileira já estava afastada do comando de redações importantes (Abramo, 1988, pg.. 89). 

Jânio de Freitas no ostracismo – de onde só retornaria em 1987 para ser colunista, sem qualquer 

posição de mando e Mino Carta, já fora de Veja. Restavam Claudio Abramo no comando da Folha e 

Alberto Dines, também na Folha, dirigindo a sucursal do Rio de Janeiro, escrevendo a coluna diária 

da página 2 e o Jornal dos Jornais dos domingos.

Enquanto os jornais viviam estas dificuldades, o ministro do Exército, general Sylvio Frota, 

cultivava  uma  forte  bancada  de  parlamentares  no  Congresso  e  aparecia  claramente  como  um 

candidato à sucessão do general Geisel. Frota era visto como um general ligado à chamada “linha 

dura”, aquele grupo de militares permissivo com as atividades ilegais  daquilo que Elio Gaspari 

chama de “tigrada”; o grupo do porão, que vivia da tortura e dos “desaparecimentos”.

São vários os estudos que mostram os conflitos entre os distensionistas Geisel e Golbery e 

os “duros”, desde o início do governo Geisel. Para além desta disputa, a surpreendente votação do 

MDB, em especial de seus candidatos a senador, trouxe um novo quadro na realidade política. Mas 

vieram  os  casos  dos  “desaparecidos”,  o  desmantelamento  de  boa  parte  da  direção  do  Partido 

Comunista, com a morte e o desaparecimento de seus dirigentes, as prisões em massa no decorrer 

de 1975 e a prisão de jornalistas, em setembro e outubro de 1975. Os estudiosos avaliam que havia 

naquele momento perto de 500 pessoas presas ilegalmente pelo regime. 

A morte de Vladimir Herzog, em 25 de outubro de 1975, sob torturas, em dependências do 

II Exército, com uma versão inverossímil de suicídio, faz o general Geisel ir a São Paulo. E o culto 

ecumênico, na catedral da Sé, pode ser vista como a primeira manifestação efetiva da sociedade 

civil em repúdio ao regime.10 Pouco depois, em janeiro de 1976, outra morte por suicídio ocorre nas 

dependências do II Exército. Desta vez do operário metalúrgico Manuel Fiel Filho.

Em ação rápida e certeira,  o presidente Geisel  demite o general  Ednardo D’Ávila Melo, 

comandante do II Exército. A ação é bem sucedida, mas os “duros” continuam articulados e se 

10 Como já registrado, em 1973, a catedral da Sé foi aberta para a missa de sétimo dia de Alexandre Vannuchi Leme, 
estudante da USP e acusado de pertender à ALN. Este ato se deu ainda no governo Médici, antes mesmo da “abertura 
lenta segura e gradual” promovida por Geisel. Possivelmente foi o que motivou o cardeal Arns a propor ato 
assemelhado.

12



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba, PR – 4 a 7 de setembro de 2009

movimentando em favor do ministro do Exército, general Sylvio Frota para sucessor do general 

Geisel. 

O conflito  entre  os distensionistas  e os duros  ia  se tornando a  cada dia  mais  intenso.O 

ministro do Exército Sylvio Frota articulava abertamente sua candidatura à sucessão. Contava com 

gente no governo que fornecia informações à imprensa, no Congresso, dizia-se, já tinha mais de 

noventa  parlamentares.  Operava  sem constrangimentos,  embora  não  tivesse  o  apoio  oficial  de 

Geisel.  Mas  Costa  e  Silva  não  atropelara  Castello?  Geisel  fora  ungido  por  Médici  mas  em 

circunstâncias especiais – seu irmão Orlando Geisel tinha forte influência.

A crise encerra os primeiros Mil Dias

Em 1977, o chefe do SNI, João Figueiredo entrega ao ministro da Justiça, Armando Falcão, 

um relatório que dizia que a Folha de São Paulo tinha “o esquema de infiltração mais bem montado 

da chamada grande imprensa” Os nomes apontados: Alberto Dines, Claudio Abramo, Dalmo de 

Abreu Dallari,  Luiz Alberto Bahia,  Mauro Santayana,  Ruy Lopes e Samuel  Wainer.  Com estes 

jornalistas,  segundo  o  relatório,  a  Folha  assumira  a  vanguarda  entre  os  veículos  de  imprensa 

empenhados em “isolar o governo da opinião pública”. (Paschoal, 2008, pg. 160)

No zoológico de Brasília, um garoto cai num poço de ariranhas. Um bombeiro pula para 

salvar  a  vida  do  menino  e  termina  morrendo.  Com esta  história,  o  cronista  Lourenço Diaféria 

escreve uma crônica onde o bombeiro é considerado herói e faz ironia com uma estátua que fica 

perto da Barão de Limeira, sede da Folha de São Paulo, uma estátua do duque de Caxias montado 

em seu cavalo com a espada apontada para o alto.  Diaféria  escreveu “O povo está cansado de 

estátuas e de cavalos. O povo urina nos heróis de pedestal”.  A crônica serviu de pretexto para 

produzir entre os frotistas uma enorme irritação. Diaféria é preso no dia 15 de setembro de 1977. 

Numa reunião, apenas Claudio Abramo vota contra a sugestão de Carlos Caldeira de publicar a 

coluna em branco enquanto o cronista estiver preso e informar da prisão. Mas a publicação é feita.

Um telefonema do chefe da Casa Militar Hugo Abreu a Octávio Frias Filho informou: “se a 

coluna  sair  em  branco  amanhã  o  seu  jornal  será  fechado.  E  o  senhor  enquadrado  na  Lei  de 

Segurança Nacional”.  Sabia-se que o jornal poderia até mesmo ser fechado. Não era uma crise 

qualquer.

Frias decide não mais publicar a coluna em branco, suspender os editoriais do jornal, afastar 

Claudio Abramo da direção de redação, e interromper (seria em definitivo) a coluna Jornal dos 

13



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba, PR – 4 a 7 de setembro de 2009

Jornais de Alberto Dines e a coluna do Rio de Janeiro. O jornal termina por chamar Boris Casoy 

para o comando da redação. Os primeiros Mil Dias tinham se encerrado.

Na avaliação de Claudio Abramo,

“Nesse episódio houve uma mistura de vários componentes. Um deles era a necessidade que 
o jornal tinha de abrir caminho para o pessoal novo que vinha chegando... ...e que é normal. 
Só  achei  ruim o  Frias  não  ter  discutido  a  questão  comigo,  pois  eu  teria  compreendido 
perfeitamente. Outro foi o fato de que eu tinha de novo ficado muito importante. O general 
Silvio Frota... ..estava preparando o golpe. Se ele vencesse, eu seria fuzilado e Frias preso e, 
se Frota tentasse o golpe e perdesse, o herói seria eu. De modo que a situação não interessava 
a Frias de um modo ou de outro” (Abramo, 1988 pg. 89).

Abramo continua:

“Pode-se dizer também que, no projeto de abertura, houve um acordo tácito entre os militares 
e os donos de jornais. Creio que eles não chegaram a falar no assunto, mas deve ter havido 
um  entendimento  implícito  de  tirar  os  chefes  de  redação  que  eram  trouble-makers. 
Subitamente, num prazo de dois ou três anos fomos todos eliminados.” (Abramo, 1988 pg. 
89)

25 dias depois

Pois no dia 12 de outubro de 1977, o general Geisel demite o ministro do Exército Sylvio 

Frota.. Mas nenhuma das mudanças fortes que a Folha fizera dias antes tem retorno. Elio Gaspari 

que produz uma detalhada descrição desses dias entende que o dia 12 de outubro foi o dia em que a 

ditadura teria acabado (Gaspari, 2004, pgs.475-481). Mário Sérgio Conti relata um trecho de uma 

conversa entre o general Golbery do Couto e Silva, articular da queda do ministro e homem forte do 

governo Geisel, com o jornalista Mino Carta:

 “Mas se foi o Frota quem pressionou (pela demissão de Claudio Abramo),  por que não 
chamam Claudio Abramo de volta à direção de redação?”, perguntou o general Golbery (do 
Couto e Silva) a Mino Carta. Não era temperamento de Frias mudar o que fizera. “Quem 
olha para trás vira estátua de sal”, era uma de suas frases prediletas. (Conti, 19999, pg. 353)

A imprensa brasileira eliminou os últimos trouble-makers para nunca mais tê-los de volta.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

ABRAMO, Cláudio - A Regra do Jogo: o jornalismo e a ética do marceneiro, São Paulo: 
Companhia das Letras, 1988, 269pgs.

14



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba, PR – 4 a 7 de setembro de 2009

ABREU, Alzira Alves de (org.) A democratização no Brasil: atores e contextos, Rio de Janeiro: 
Faperj e FGV, 2006, 203pgs.

ABREU, Alzira Alves, LATTMAN-WELTMAN, Fernando, DORA, Dora - Eles mudaram a 
imprensa: depoimentos ao CPDOC, Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003, 397pgs.

BARBOSA, Marialva - História Cultural da Imprensa - Brasil 1900 - 2000, Rio de Janeiro: 
Mauad, 2007, 262pgs.

CARTA, Mino - O castelo de âmbar, Rio de Janeiro, São Paulo: Record, 2000, 400pgs.

CEBRIAN, Juan Luiz - El tamaño del elefante, Madrid: Alianza Editorial, 1997. 130pgs.

CONTI, Mario Sérgio - Notícias do Planalto: a imprensa e Fernando Collor, São Paulo: 
Companhia das Letras, 1999, 719pgs.

COSTA, Caio Túlio - O relógio de Pascal: a experiência do primeiro ombudsman da imprensa 
brasileira, São Paulo: Siciliano, 1991, 263pgs

DINES, Alberto - O papel do jornal: uma releitura, São Paulo:, Summus Editorial, 1986, 158pgs.

FOLHA DE S. PAULO - Manual Geral de Redação, São Paulo: Empresa Folha da Manhã S.A. 
1984 89 pgs.

GASPARI, Elio – O sacerdote e o feiticeiro: A Ditadura Encurralada, São Paulo: Companhia 
das Letras, 2004, 525 pgs.

GOULART RIBEIRO, Ana Claudia - Imprensa e História no Rio de Janeiro dos anos 50, Rio de 
Janeiro: e-papers, 2007, 362pgs

GRAMSCI, Antonio - Os intelectuais e a organização da cultura, Rio de Janeiro: Civilização 
Brasileira, 1978, 244pgs.

KUCINSKI, Bernardo - Jornalistas e Revolucionários   nos tempos da Imprensa alternativa, 1ª 
edição, São Paulo: Editora Página Abera(Scritta Editorial) , 1991, 399 pgs.

MAYRINK, José Maria, Mordaça no Estadão, São àulo: O Estado de São Paulo, 2008

MELO, José Marques de (org.) - Comunicação Comparada: Brasil -Espanha, São Paulo, 
Edições Loyola, 1990, 171pgs.

MOLINA, Matias M. - Os melhores jornais do mundo: uma visão da imprensa internacional, 
São Paulo, Editora Globo, 2007, 677pgs.

MOTA, Carlos Guilherme e CAPELATO,Maria Helena - História da Folha de São Paulo, São 
Paulo, Impress, 1980 

NABANTINO RAMOS, José: Jornalismo – Dicionário Enciclopédico, São Paulo,. Ibrasa, 1970, 
372 pgs.

SILVA, Carlos Eduardo Lins da - Mil Dias: os  bastidores da revolução em um grande jornal, 
São Paulo: Trajetória Cultural, 1988, 218pgs.

15


	RESUMO
	Análise da primeira reforma da Folha de S. Paulo comandada por Claudio Abramo, entre 1975 e 1977. Apresenta a situação anterior à reforma, analisa os elementos que estimularam a deflagração das mudanças e procura entendê-las no contexto da “distensão lenta, segura e gradual” patrocinada pelo governo Geisel. As eleições de 1974 apontaram para uma opinião pública de oposição e evidenciaram a iminência de surgimento de vozes da sociedade civil. O candidato Silvio Frota, representante da “linha dura” produz uma grave inflexão na reforma em setembro de 1977. Menos de um mês depois, Geisel demite o ministro do Exército e altera a conjuntura. Mas a Folha não retorna à sua situação anterior embora estivesse na iminência de tornar-se o “intelectual coletivo” da transição brasileira, a exemplo El Pais na Espanha.

