XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-CT.1614-1


DT8: DT 8 - GP Comunicação, Turismo e Hospitalidade

NARRATIVAS TURÍSTICAS: IMAGINÁRIO E MÍDIA NA EXPERIÊNCIA DO TURISMO

Márcia de Paula Falco Dutra (Centro de Ensino Superior); Débora de Paula Falco (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

O intuito deste artigo é observar como a atividade turística se insere no momento atual, em que as relações sociais tornam-se cada vez mais permeadas pelos padrões dos meios de comunicação. Neste sentido, abordam-se as mudanças trazidas pela mídia na experiência turística (mediada, midiatizada). Em seguida, destaca-se a possibilidade de uma "viagem imaginária" oferecida pelos meios de comunicação e seu contraponto, isto é, a realização da viagem fisicamente. Nota-se ainda o papel assumido pela mídia na atribuição de sentido e na representação dos atores sociais. Como exemplo de mídia que empreende este processo foca-se o jornalismo turístico de revistas especializadas, como a Viagem e Turismo, da editora Abril. Neste ponto, observa-se sobretudo o caráter narrativo das reportagens e a figura do jornalista que as constroi, que se propõe chamar de "turista-narrador-repórter".


Palavras-chave:  imaginário, jornalismo, mídia, narrativas, turismo
਍ഀ