XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CD.1599-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Educação

O DUALISMO ESTÉTICO ENTRE O SER E O TER: DO PENSAMENTO CARTESIANO AOS MODERNOS PROCESSOS MIDIÁTICOS

Claudio Schubert (Universidade Luterana do Brasil/Univates)

Resumo

A exacerbação do visual presente nos conceitos estéticos da sociedade Ocidental contemporânea segue um paradigma que se concretizou como referência na ciência moderna, especialmente com a influência do pensamento cartesiano. Pitágoras, Vitrúvio e Leonardo da Vinci posteriormente utilizaram as medidas matemáticas para estabelecer o conceito do belo humano. Com a ascensão da mídia nasce o padrão de beleza que subordina o belo humano às medidas pré-estabelecidas, definindo diferentes tamanhos para os membros que formam o corpo. A boneca Barbie e Shrek nos auxiliam a compreender a parcialidade da estética centrada na aparência prioritariamente. Espinoza aponta outra direção possível daquela tomada pelo dualismo da ciência moderna: o paralelismo entre corpo e mente. É nesse enfoque que o presente artigo se desenvolve.


Palavras-chave:  dualismo cartesiano, estética, mídia
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