XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT7.1515-1


IJ: Intercom Júnior – Comunicação, Espaço e Cidadania

COMUNICAÇÃO PARA A CIDADANIA: REFLEXÕES SOBRE A OFICINA DE JORNAL IMPRESSO

Laila Cupertino Hallack (Universidade Federal de Juiz de Fora); Ludyane Chaves Agostini (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

Através dos pressupostos de Paulo Freire e Mario Kaplún pretende-se debater o papel do Educomunicador enquanto agente de transformação social. Para isso, apresentamos o projeto “Comunicação para a Cidadania: tecnologias, identidade e ação comunitária” desenvolvido pela Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora, em que adolescentes da rede pública de ensino da cidade participam de oficinas de diferentes áreas, como TV, rádio e jornal, praticando a leitura crítica dos meios. Esse trabalho analisa em especial as atividades das oficinas de jornal. Buscamos através dessas reflexões, contribuir para a democratização da comunicação e da sociedade, bem como expandir a prática da Educomunicação em interface com a pesquisa.


Palavras-chave:  cidadania, educomunicação, jornal, leitura crítica
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