XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-FC.1487-1


DT6: DT 6 – GP Folkcomunicação

DO NASCIMENTO À NACIONALIZAÇÃO DO SAMBA: PROCESSOS DE HIBRIDISMO CULTURAL E FOLKCOMUNICAÇÃO

Maria Fernanda de França Pereira (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal discutir o hibridismo cultural e o samba. Inicialmente faremos um debate teórico sobre os conceitos de folkcomunicação, culturas híbridas e cultura popular, já que o samba é tipicamente uma manifestação das classes populares. Do surgimento desse gênero musical, em 1917, até a Era Vargas apontaremos as miscigenações étnicas na formação do samba, quais foram as contribuições do branco e, principalmente, do negro para constituição dessa música. Na segunda parte, de 1930 a 1950, estudamos o processo de nacionalização do samba, através da articulação do projeto populista de Getúlio Vargas com a indústria cultural. Nesse contexto, discutimos a importância dos meios de comunicação, sobretudo o rádio, para que o samba se tornasse símbolo da cultura nacional.


Palavras-chave:  Folkcomunicação, hibridismo cultural, cultura popular, samba
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