XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:PUB-DT8.1400-2


PU: Publicom - Estudos Interdisciplinares da Comunicação

RETÓRICA E MÍDIA: ESTUDOS IBERO-BRASILEIROS

Fernanda Lima Lopes (universidade federal do rio de janeiro); Igor Sacramento (Univ. Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

Diferentemente de países como Espanha e Portugal, no campo da Comunicação no Brasil, pouco se procurou, recentemente, combater (ou, pelo menos, problematizar) o “significado comum” de retórica. Uma prática comunicativa como é a retórica estava passando, assim, ao largo das reflexões e das pesquisas do campo. Nesse sentido, Retórica e mídia: estudos ibero-brasileiros foi organizado de modo a encontrar pesquisas recentes sobre o assunto e dar acesso a elas. Dividido em três partes – ‘Fundamentos da retórica’, ‘A retórica midiatizada’ e ‘A retórica jornalística’ –, o livro estabelece um diálogo entre estudos ibéricos e brasileiros, apresentando um conjunto de exames da retórica na sociedade midiatizada. Dessa maneira pretende contribuir para preencher um hiato nos estudos de Comunicação no Brasil e ser um instrumento que proporcione uma mudança nesse cenário. Tamanho 26X16cm. 288 páginas.


Palavras-chave:  Retórica, Mídia, Jornalismo, cinema, publicidade
਍ഀ