XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT1-HJ.1400-1


DT1: DT 1 – GP História do Jornalismo

CORPORAÇÕES DE MÍDIA, ENTIDADES DE CLASSE E SUAS DISPUTAS SOBRE O DIPLOMA DE JORNALISTA

Fernanda Lima Lopes (universidade federal do rio de janeiro)

Resumo

Sob a perspectiva teórica da retórica, este artigo lança olhares analíticos sobre uma ação judicial iniciada em 2001 (ainda em tramitação no início de 2009, data de conclusão deste trabalho) que sintetiza o embate entre um sindicato de corporações de mídia e a Federação Nacional dos Jornalistas acerca da obrigatoriedade do diploma de jornalista no Brasil. Numa definição rápida e simples, estão em disputa patrões versus empregados. São exatamente essas duas esferas que este trabalho pretende abordar, embora se saiba que muitos outros atores participam das discussões sobre a exigência do diploma em jornalismo para exercício dessa profissão. O artigo traz referências a outras disputas sobre o tema, indicando a década de 1980 como momento de consolidação de uma polaridade na discussão a partir de uma retórica classista, e analisa os debates atuais sob a ótica da retórica do risco.


Palavras-chave:  diploma de jornalista, Fenaj, retórica, corporações de mídia, entidades de classe
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