XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT2.1394-1


IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda

OS COMERCIAIS DE TELEVISÃO CATARINENSES VEICULADOS NA ਍ഀ RIC RECORD DE BLUMENAU/SC

Priscila Franzoi Sgrott (Universidade Regional de Blumenau); Rafael Jose Bona (FURB/UNIVALI)

Resumo

A presente pesquisa buscou investigar o padrão dos comerciais catarinenses veiculados na emissora Ric Record de Blumenau. Assim, verificou-se se os comerciais catarinenses seguem a estrutura de roteiro conforme os métodos de Barreto (2004). Feita a análise, constatou-se a presença de duas novas estruturas predominantes. A mais utilizada é a que apresenta começo, meio e fim, seguida pela estrutura composta por exposição do problema, desenvolvimento e resolução. Também foi realizada análise com base na metodologia de Elin e Lapides (2006), na qual se pode constatar que os comerciais são mais voltados para venda e o apelo intelectual é o mais utilizando para chamar a atenção do público, despertar interesse e motivar a ação. Assim sendo, pela falta de material para consultas, percebe-se a necessidade de mais estudos e pesquisas acerca de comerciais catarinenses.


Palavras-chave:  Comercial de TV, Publicidade, Propaganda, Santa Catarina
਍ഀ