XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT1.1350-1


IJ: Intercom Júnior - Jornalismo

ANÁLISE DA EDITORIA INTERNACIONAL DA REVISTA VEJA

Laís Aparecida Vedovato (Pontifícia Universidade Católica); Ana Paula Meneghette Zanobia (Pontifícia Universidade Católica); Daniela de Souza Rodrigues (Pontifícia Universidade Católica); Karina Ferreira da Silva (Pontifícia Universidade Católica); Nathália Bragion Brunelli (Pontifícia Universidade Católica)

Resumo

Este trabalho é o saldo de estudos do que é pauta na editoria internacional da revista Veja, bem como a verificação dos assuntos abordados, a prioridade dos temas publicados e a relação dos países mais citados nas matérias desse periódico. Para tanto, adotou-se neste projeto metodológico a teoria do newsmaking - que pressupõe a construção das notícias de acordo com os critérios de importância, noticiabilidade, valores/notícia e seleção das notícias. Preocupou-se também, com a justificativa do tema durante as análises, já que foi verificado que não há estudos sobre a editoria internacional da Veja com esse viés. Assim, objetivou-se com essa pesquisa verificar o quanto os Estados Unidos estão presentes nas publicações da editoria internacional da revista, levando em consideração que este é um dos países mais influentes do mundo.


Palavras-chave:  jornalismo, editoria internacional, Estados Unidos
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