XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-PP.1347-1


DT2: DT 2 – GP Publicidade e Propaganda

O MUNDO JOVEM DAS DROGAS NO COMERCIAL ÁLBUM

Asdrúbal Borges Formiga Sobrinho (Universidade Católica de Brasília)

Resumo

Este artigo apresenta uma intepretação do comercial Álbum, assinado pela Associação Parceria Contra Drogas. O texto começa pela contextualização sócio-histórica e cultural de quesitos relacionados à juventude e à sua representação na publicidade; e dos conceitos de liberdade e rebeldia, eleitos como categorias de interpretação, numa proposta de análise temática dialógica. Em seguida, apresenta a intepretação do enredo e segue com uma discussão sobre seu tema central, relacionado com a inserção dos jovens na sociedade e a vinculação deles à cultura; e com a condição da publicidade neste contexto, já que a juventude constitui uma de suas mais importantes promessas.


Palavras-chave:  jovem, juventude, cultura, comercial, risco
਍ഀ