XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT5-CD.1342-1


DT5: DT 5 – GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas

A NOTÍCIA SOB A ÓTICA DO PÚBLICO

Fernanda Carraro Dal-vitt (Universidade Tuiuti do Paraná)

Resumo

O crescimento da participação popular nos meios de comunicação sofre um incremento nesta última década. As notícias que antes eram produzidas e transmitidas pelos jornalistas passaram a contar também com a colaboração do público, que seleciona, redige, edita e distribui as informações. Assim, a proposta deste artigo é promover uma reflexão acerca do que o público entende por notícia a partir da análise dos conteúdos noticiosos publicados no canal “Vc no G1”, do Portal Globo, coletados durante 30 dias, totalizando um corpus de 91 notícias. Para tanto, foi investigado o perfil do cidadão-repórter e mapeada as suas produções colaborativas. Os dados foram interpretados e, paralelamente, incluídas as contribuições de autores sobre o tema proposto.


Palavras-chave:  Mídia digital, webjornalismo, webjornalismo participativo, notícia, Vc no G1
਍ഀ