XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-PP.1315-1


DT2: DT 2 – GP Publicidade e Propaganda

O DISCURSO DA ORDEM: A PUBLICIDADE COMO CONSTRUÇÃO SOCIODISCURSIVA DA REALIDADE

Guilherme Nery Atem (Universidade Federal Fluminense)

Resumo

Partimos da idéia de que vivemos hoje a época do Semiocapitalismo (Capitalismo Semiótico). A atual ordem mundial compõe seus enunciados publicitários como elogiosos à ordem social vigente, bem como traça determinadas condições de possibilidade para as diferentes práticas sociodiscursivas serem produzidas, circuladas e consumidas. O objetivo desta análise é problematizar a estratégia de convergência entre os níveis do conteúdo e da expressão em Publicidade, no que diz respeito à atual ordem mundial sociodiscursiva: o que propomos aqui chamar de o discurso da ordem. Nossa hipótese é a de que tais níveis afirmam-se mutuamente, um pelo outro.


Palavras-chave:  Semiocapitalismo, discurso, Publicidade
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