XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-PP.1304-1


DT2: DT 2 – GP Publicidade e Propaganda

PUBLICIDADE IMOBILIÁRIA E SUAS CONSTRUÇÕES RETÓRICAS.

Maria Cristina Dias Alves (Escola Superior de Propaganda e Marketing)

Resumo

A publicidade de lançamentos residenciais apresenta especificidades decorrentes dos próprios produtos que anuncia, de alto valor aquisitivo, que não podem ser consumidos no momento da compra (não existem materialmente). Anuncia, portanto, um vir a ser, simulado em imagens hiper-realistas de empreendimentos que só ficarão prontos anos depois. Ainda que o terreno seja um dos meios de produção, não reproduzível, a mercadoria-habitação se assemelha aos produtos de consumo de massa quanto à sua fabricação em série, que exclui a marca pessoal do trabalhador. A publicidade, como mito da nossa época, ocupa um lugar intermediário entre a produção e o consumo (operador totêmico). Nela, o imóvel adquire sentido: ganha um nome, uma marca, uma “embalagem conceitual” que o distingue e lhe dá “existência” no universo mágico de seus anúncios, cuja construção retórica discutimos neste artigo.


Palavras-chave:  Publicidade imobiliária, mito, produção simbólica, consumo
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