XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT7-CR.1267-1


DT7: DT 7 – GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local

CONTRATOS DE COMUNICAÇÃO NA FLORESTA

Francisco de Moura Pinheiro (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Resumo

Quando em campanha pelo Governo do Estado do Acre, na segunda metade da década de 1990, o Partido dos Trabalhadores fundamentou o seu discurso na questão do desenvolvimento sustentável. Com base no discurso de campanha, ao assumir o almejado poder, em 1999, uma das primeiras atitudes dos novos dirigentes foi criar uma ideologia que pudesse servir de força motriz para as suas ações. Desta forma é que foi criado o neologismo "florestania", juntando numa mesma palavra os vocábulos "floresta" e "cidadania". O objetivo deste artigo é tecer considerações sobre os contratos de comunicação usados pelo Governo do Estado, via mídia eletrônica e impressa, para a efetiva divulgação e aceitação popular da nova ideologia.


Palavras-chave:  contratos de comunicação, florestania, ideologia, cidadania
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