XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-PP.1264-1


DT2: DT 2 – GP Publicidade e Propaganda

A CONSTRUÇÃO PUBLICITÁRIA COMO REFORÇO DO PRECONCEITO RACIAL NO BRASIL

Márcio David Macedo da Silva (Universidade Estadual do Centro-Oeste)

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir de que forma o racismo, amplamente debatido nos meios de comunicação pode ser praticado de forma sutil, aproveitando-se do discurso publicitário que, com a justificativa de que apenas reproduzir em suas criações os sentimentos ou desejos latentes na sociedade em que está inserido, pode reforçar e estimular atitudes preconceituosas e racistas. O estudo tomou como corpus da discussão um anúncio impresso, publicado na revista de bordo Gol Linhas Aéreas e produzido pela agência de publicidade AlmapBBDO. A partir da construção publicitária do anúncio é possível analisar como o racismo pode ser reforçado por meio de construções publicitárias aparentemente inofensivas.


Palavras-chave:  publicidade, propaganda, afro-descendentes, mídia impressa, representações
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