XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT3.1254-1


IJ: Intercom Júnior - Relações Públicas e Comunicação Organizacional

REFLEXÕES SOBRE GESTÃO DE CRISES EM EMPRESAS: O CASO AJAX

Laís Machado Rocha (Universidade Estadual Paulista Julio de M. Filho); Patrícia Akemy Ishii (Universidade Estadual Paulista Julio de M. Filho); Maria Eugênio Porém (Universidade Estadual Paulista Julio de M. Filho); Carolina Barbizan de Lima (Universidade Estadual Paulista Julio de M. Filho)

Resumo

O trabalho tem como proposta promover uma reflexão aprofundada sobre a atividade de Relações Públicas em âmbito organizacional e sua importância na prevenção e gerenciamento de possíveis crises que possam afetar a imagem das empresas. Para tanto, contextualizou-se o processo histórico das Relações Públicas enfocando sua capacidade em gerenciar crises. Os estudos também se apoiaram em exemplos factuais de empresas que utilizaram de forma estratégica esta competência das Relações Públicas para prevenir, contornar e restaurar a reputação após uma situação emergencial de crise. Finalmente, para analisar a atuação de uma indústria Bauruense que enfrentou uma situação de crise, realizou-se uma pesquisa exploratória e documental e, a partir dela, comparou sua atuação em relação à atuação das demais empresas citadas.


Palavras-chave:  Relações Públicas, Comunicação, Gerenciamento de crises
਍ഀ