XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT7.1166-1


IJ: Intercom Júnior – Comunicação, Espaço e Cidadania

A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO CONSUMIDOR NEGRO EM COMUNIDADES DO ORKUT

Carolina Prestes Yirula (ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing); Tânia Márcia Cezar Hoff (Escola Superior de Propaganda e Marketing)

Resumo

Este artigo oferece uma análise acerca da emergência do afro descendente como consumidor na sociedade brasileira e da construção da figura desse consumidor no ciberespaço. Estudou-se o espaço on-line como um possível formador das identidades pós-modernas e, para tanto, a análise centrou-se em comunidades da rede social Orkut, devido a sua popularidade no Brasil. O corpus de análise formou-se por 12 comunidades, selecionadas por seus temas de discussão e pelo número de participantes. A formação do corpus permitiu pensar o ciberespaço como um espaço de influência para debater temas contemporâneos, como a integração do negro na dinâmica social.


Palavras-chave:  Consumo, Orkut, Negro, Identidade, Ciberespaço
਍ഀ