XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-PP.1146-1


DT2: DT 2 – GP Publicidade e Propaganda

A TEMÁTICA HOMOSSEXUAL NA PUBLICIDADE: REPRESENTAÇÃO E ESTEREÓTIPOS

Adriana Tulio Baggio (Faculdade Internacional de Curitiba)

Resumo

O número crescente de anúncios publicitários com temática homossexual masculina no Brasil reflete aspectos sociais, como a liberação de costumes, e econômicos, já que esse público é atrativo para as empresas. Este trabalho consiste na análise de alguns destes anúncios e na verificação das reações em relação a eles. Com base na investigação, foi possível perceber que anúncios para o público gay ainda são raros na mídia não dirigida a esse público. Observou-se também que, quando a temática homossexual é utilizada em anúncios não específicos ao público gay, tem como objetivo transmitir modernidade ou buscar o humor. Nestes casos, a publicidade pode acabar deslizando para a criação de estereótipos e provocando reações negativas dos homossexuais, conforme exemplificado por uma campanha do salgadinho Doritos, da PepsiCo.


Palavras-chave:  publicidade, homossexualidade, indústria cultural, estereótipos, comunicação responsável
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