XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT4-FS.1131-1


DT4: DT 4 – NP Ficção Seriada

TELENOVELA E MEDIAÇÕES CULTURAIS NA CONFORMAÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA

Lirian Sifuentes dos Santos (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

Este texto apresenta reflexões acerca do modo como os embates e complementaridades entre a audiência da telenovela e as mediações família, escola e classe social conformam a identidade feminina de jovens mulheres de classe popular. Os estudos culturais latino-americanos são adotados como modelo teórico-metodológico, especialmente no que se refere à teoria das mediações culturais. O estudo configura-se como uma etnografia da audiência. A amostra analisada é composta por 12 jovens com idade entre 16 e 24 anos, moradoras do bairro Urlândia, periferia de Santa Maria-RS. Percebe-se que aquilo que as receptoras veem como o ideal ser mulher está presente nas representações da mulher na telenovela. As heroínas, as supermulheres, as “mulheres fortes”, são o padrão entre as protagonistas e a aspiração das garotas.


Palavras-chave:  identidade feminina, telenovela, classe popular, recepção
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