XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT5-CI.1081-1


DT5: DT 5 - GP Cibercultura

OS NOMES DAS COISAS: EM BUSCA DO ESPECIAL MULTIMÍDIA

Raquel Longhi (Universidade Federal de Santa Catarina)

Resumo

Os chamados “especiais multimídia” reúnem em um mesmo ambiente a linguagem textual, sonora e visual, constituindo-se em formatos noticiosos completos, com autonomia enunciativa. Apesar de considerados formatos inovadores do ponto de vista do uso da linguagem hipermídia, esses produtos ainda estão “escondidos” nos sites jornalísticos, sendo poucos os casos em que são localizáveis na estrutura do site noticioso. Este artigo tem o objetivo de colaborar para a definição do formato “especial multimídia”, verificando o espaço que ocupa este tipo de produto em alguns sites, e agregando elementos para a definição da sua linguagem, a partir de uma verificação dos conceitos de “multimidialidade por integração” (Ramón Salaverría, 2005) e intermídia (Longhi, 2008). ਍ഀ


Palavras-chave:  hipermídia, especiais multimídia, intermídia
਍ഀ