XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT7-CC.1072-1


DT7: DT 7 – GP Comunicação para a Cidadania

A AUTO-IMAGEM DO MST NA “REVISTA SEM TERRA”: A GUERRA SIMBÓLICA ATRAVÉS DA MÍDIA

Márcia Vidal Nunes (Universidade Federal do Ceará); Antônio Simões Menezes (Universidade Federal do Ceará); André Gurjão Carvalho (Universidade Federal do Ceará)

Resumo

O objetivo geral deste trabalho é aprofundar a análise das relações entre os movimentos sociais e a mídia, identificando como a mídia produzida pelo MST produz a auto-imagem de seus sujeitos, lutas e cenários sociais. Esta análise será feita a partir de um veículo específico produzido pelo MST, a “Revista sem Terra”, cuja análise foi realizada no período de 2006 a 2007, focalizando, sobretudo, os editoriais e as matérias principais em cada uma das edições.


Palavras-chave:  Movimentos sociais, MST, Mídia
਍ഀ