DT7: DT 7 – GP Geografias da Comunicação CARTOGRAFANDO NOVAS SOCIALIDADES NO ESPAÇO URBANO SOTEROPOLITANO: ESTRATÉGIAS DE UM PROGRAMA POPULAR TELEVISIVO NA RESSIGNIFICAÇÃO DE FRONTEIRAS Lilian Reichert Coelho (Universidade Federal da Bahia)
ResumoOrienta-se por balizas teóricas oriundas de diversas áreas do saber (BACHELARD, 2003; SANTOS, 2005; LEFEBVRE, 1999; SERPA, 2007; MAFFESOLI, 1996), a fim de perseguir a hipótese segundo a qual um programa televisivo de nítido apelo popular pode atuar de modo eficaz na construção de novas socialidades em um espaço urbano prenhe de contradições. Estas inegavelmente povoam a vida prática e simbólica de seus habitantes. Para isso, considera-se o referido programa agente de socialidades, ao conferir visibilidade positiva a pessoas e bairros pobres da capital baiana, comumente relegados à invisibilidade pelo jornalismo de referência local. Assim, compreende-se o programa Que venha o povo! como espaço liminar entre lugares simbólicos e territoriais que ressignifica as fronteiras instituídas pelos poderes, práticas e discursos dominantes. Palavras-chave: espaço, urbano, fronteiras, comunicação, socialidades |