XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT7-GC.1062-1


DT7: DT 7 – GP Geografias da Comunicação

CARTOGRAFANDO NOVAS SOCIALIDADES NO ESPAÇO URBANO SOTEROPOLITANO: ESTRATÉGIAS DE UM PROGRAMA POPULAR TELEVISIVO NA RESSIGNIFICAÇÃO DE FRONTEIRAS

Lilian Reichert Coelho (Universidade Federal da Bahia)

Resumo

Orienta-se por balizas teóricas oriundas de diversas áreas do saber (BACHELARD, 2003; SANTOS, 2005; LEFEBVRE, 1999; SERPA, 2007; MAFFESOLI, 1996), a fim de perseguir a hipótese segundo a qual um programa televisivo de nítido apelo popular pode atuar de modo eficaz na construção de novas socialidades em um espaço urbano prenhe de contradições. Estas inegavelmente povoam a vida prática e simbólica de seus habitantes. Para isso, considera-se o referido programa agente de socialidades, ao conferir visibilidade positiva a pessoas e bairros pobres da capital baiana, comumente relegados à invisibilidade pelo jornalismo de referência local. Assim, compreende-se o programa Que venha o povo! como espaço liminar entre lugares simbólicos e territoriais que ressignifica as fronteiras instituídas pelos poderes, práticas e discursos dominantes.


Palavras-chave:  espaço, urbano, fronteiras, comunicação, socialidades
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