XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:GP-RP.1009-1


DT3: DT 3 - GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional

AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA GESTÃO DO RELACIONAMENTO COMUNITÁRIO: ESTUDO DE਍ഀ CASO – PETROBRAS/REVAP

Aislan Ribeiro Greca (Universidade de Taubaté); Edna Maria Querido de Oliveira Chamon (Universidade de Taubaté)

Resumo

Identificar como os públicos de interesse de uma organização a representam socialmente em sua coletividade é um insumo de suma importância para as empresas que buscam sobreviver no mundo dos negócios. Assim, este artigo busca analisar qual a representação social da comunidade do entorno de uma unidade de negócio da Petrobras਍ഀ que sofre diretamente os impactos do processo industrial (representados por lí­deres comunitários, professores e profissionais de saúde) tendo como amostra 15 entrevistas realizadas, tendo como ferramenta de análise o software ALCESTE. Esta pesquisa revela o quanto a análises de਍ഀ comunicação social podem influenciar na construção das representações sociais, no entanto, esta influencia se limitada somente a quem possui um relacionamento próximo਍ഀ com a Petrobras e não é disseminada por esses lí­deres para o restante da comunidade.


Palavras-chave:  Comunicação Organizacional, Representações Sociais, Comunicação Comunitária
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