XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-PP.957-1


DT2: DT 2 – GP Publicidade e Propaganda

MERCHANDISING NO CINEMA: UM OLHAR SOBRE PULP FICTION, DE QUENTIN TARANTINO

Fabricia Durieux Zucco (FURB); Rafael Jose Bona (FURB/UNIVALI); Larissa Schlögl (FURB)

Resumo

O merchandising é uma mídia que, quando bem trabalhada, consegue criar imagem positiva de determinado produto ou serviço, e, quando utilizado na televisão ou cinema pode fazer associação a determinado personagem ou interferir no contexto dramático da história. Este trabalho tem o objetivo de apresentar quais são as marcas – fictícias ou não – que estão inseridas no filme Pulp Fiction – Tempo de Violência (1994) do diretor Quentin Tarantino. Os merchandisings serão apresentados e classificados e, em seguida, serão verificadas e apontadas as marcas que colaboraram no contexto dramático do filme/cena. Espera-se que esta pesquisa suscite novos estudos e contribuia na área relacionada ao cinema e a propaganda.


Palavras-chave:  Merchandising, Linguagem cinematográfica, Roteiro, Personagem, Propaganda
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