XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT8.926-1


IJ: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação

OS PERSONAGENS TELEVISIVOS E A PERSONALIZAÇÃO DA POLÍTICA NAS ELEIÇÕES DE JUIZ DE FORA EM 2008

Rodrigo Toledo Tafuri Ferreira (Universidade Federal de Juiz de Fora); Rafael do Nascimento Grohmann (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

Numa configuração de desideologização e personalização das candidaturas, os meios de comunicação ganham crucial importância na construção das identidades políticas. Este artigo pretende analisar, a partir do Horário Eleitoral Gratuito na televisão, em que medida os candidatos à Prefeitura de Juiz de Fora em 2008 tentaram, de fato, construir personagens políticos, enfatizando mais sua imagem pessoal do que conteúdos ideológicos densos.


Palavras-chave:  horário eleitoral, personalização, política, espetáculo, televisão
਍ഀ