XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-SC.921-1


DT8: DT 8 – GP Semiótica da Comunicação

PERSONAGEM DE MARCA: ANÁLISE SEMIÓTICA DA MOÇA LEITEIRA

Luciana Balensifer Pereira (Pontifícia Universidade Católica); Carla de Sousa Almeida (Pontifícia Universidade Católica); Thaís Cristina de Barros Nóbrega (Pontifícia Universidade Católica); Clotilde Perez (Pontifícia Universidade Católica)

Resumo

O uso de personagens associadas a marcas tem como objetivo agregar valores como humanização, afetividade, ludicidade, entre outros, transmitindo credibilidade, confiança e proximidade. Inúmeras são as estratégias, desde a criação exclusiva para representar um produto específico ou um conjunto de produtos, licenciamentos, antropomorfizações de produtos e embalagens, entre outras. Nesse contexto, buscamos analisar, a partir da semiótica peirceana, a personagem Moça Leiteira presente no produto leite condensado da Nestlé. A personagem, mesmo criada há mais de um século, continua com prestígio e distintividade entre os diversos públicos-destino, além de emblemar o produto líder de vendas no Brasil. Nosso objetivo, portanto, foi o de identificar os meandros da sua capacidade significativa, provavelmente adaptativa e múltipla, ao longo desses mais de cem anos.


Palavras-chave:  personagem, mascote, significação
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