XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT7.785-1


IJ: Intercom Júnior – Comunicação, Espaço e Cidadania

WHEN THE MENINAS CAME TO TOWN: AS BRASILEIRAS NA CAPA DA REVISTA TIME

Naara Lima Normande (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS)

Resumo

Numa construção esteriotipada sobre a imagem da mulher brasileira através de processos de exotização e sexualização, a reportagem da Revista Time trouxe o Caso Mães de Bragança para discussão internacional. O episódio, marcante na mídia portuguesa, abalou o cotidiano do município, estendendo-se às demais cidades de Portugal, resultando, inclusive, em impactos econômicos negativos para o país. Em referência às garotas brasileiras, estigmatizadas pelas esposas de Bragança e pela análise midiática, o evento centralizou a discussão em torno das múltiplas representações sobre o perfil das mulheres brasileiras tornando-as referências mundiais e exclusivas em tal prática.


Palavras-chave:  Ética, Mulheres brasileiras, Bragança, Time Magazine
਍ഀ