XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT1.774-1


IJ: Intercom Júnior - Jornalismo

A INSERÇÃO DE NOTÍCIAS DAS AGÊNCIAS NOTICIOSAS NAS EDITORIAS DE POLÍTICA E ECONOMIA DOS JORNAIS LOCAIS DE PONTA GROSSA

Fabiana Genestra Oliveira (Universidade Estadual de Ponta Grossa)

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais da pesquisa de Iniciação Científica em processo, que pretende identificar os critérios de seleção de notícias de agências nacionais pelos jornais locais da cidade de Ponta Grossa. Com a observação dentro das redações do Jornal da Manhã e Diário dos Campos e apoiada nos estudos do Gatekeeping e Newsmaking, a pesquisa verifica as rotinas de produção destes veículos, bem como as inserções de material de agências. O período de análise compreende entre os dias quatro e 11 de abril de 2009 e as editorias de Economia e Política.


Palavras-chave:  Critérios de noticiabilidade, Notícias de agências, jornal local
਍ഀ