XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT7-GC.768-1


DT7: DT 7 – GP Geografias da Comunicação

COMUNICAÇÃO E ESPAÇOS URBANOS: A IMAGEM DOS BAIRROS CONCENTRADORES DE LANÇAMENTOS IMOBILIÁRIOS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP

Monica Franchi Carniello (Universidade de Taubaté)

Resumo

Na segunda metade do século XX, intensifica-se o processo de industrialização da habitação. A moradia passou a ser tratada como um produto, fazendo uso, portanto, da comunicação mercadológica. O objetivo desta pesquisa foi verificar as relações e correspondências entre discurso construído pela mídia e a imagem percebida pelos moradores da cidade de São José dos Campos nos bairros concentradores de lançamentos imobiliários. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, com coleta de dados por entrevista e documental. Verificou-se que nos bairros estudados a imagem percebida pelos moradores é predominatemente positiva. Essa imagem coincide em parte com o discurso veiculado pela mídia, que é um dos elementos que compõe a percepção da imagem do lugar, somada à própria configuração espacial e às relações sociais, variáveis importantes na formação da imagem de bairros.


Palavras-chave:  imagem, espaços urbanos, comunicação, bairros, mídia
਍ഀ