XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT7-CC.558-1


DT7: DT 7 – GP Comunicação para a Cidadania

EDUCOMUNICAÇÃO E CIDADANIA: CONCEITOS E PRÁTICAS NA PRODUÇÃO ACADÊMICA ENTRE 2004 E 2008

Cláudia Regina Lahni (Universidade Federal de Juiz de Fora); Fernanda Coelho da Silva (Universidade Federal de Juiz de Fora); Laila Cupertino Hallack (Universidade Federal de Juiz de Fora); Ludyane Chaves Agostini (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

Este artigo apresenta um estágio recente da produção acadêmica sobre a Educomunicação, em sua relação com a cidadania. Para analisar o estado da arte de pesquisas sobre o tema, mapeamos os artigos apresentados em congressos da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação (Compós) e da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), de 2004 a 2008. O estudo traz uma discussão voltada para a Educomunicação, entendida como leitura crítica dos meios, a partir da base teórica de Paulo Freire e de Mario Kaplún. Buscou-se verificar conceitos e procedimentos comuns em tais projetos e pesquisas e sua relação com a cidadania.


Palavras-chave:  Cidadania, Identidade, Educomunicação, Leitura crítica dos meios, Estado da arte
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