XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-PP.511-1


DT2: DT 2 – GP Publicidade e Propaganda

A CULTURA DA CIDADE DE ITAJAÍ/SC REPRESENTADA NOS ਍ഀ CARTAZES PUBLICITÁRIOS DA FESTA MAREJADA

Rafael Jose Bona (FURB/UNIVALI)

Resumo

A comunicação regional tem o objetivo de fortalecer a cultura local e produzir conhecimento. Ao trazer este contexto para a cidade de Itajaí, em Santa Catarina, sentiu-se a necessidade do desenvolvimento desta pesquisa que tem como objetivo analisar a forma que a cultura e costumes são representados nos cartazes publicitários da Festa Marejada, a mais tradicional e representativa da cidade. Esta pesquisa utilizou a teoria Semiótica peirceana por meio de Santaella (2000/2006) para analisar os signos de cultura presentes nos cartazes das últimas edições da festa (1997 a 2005). O resultado alcançado foi ter conseguido traçar um “perfil de cultura” expressada nos cartazes publicitários da Festa Marejada. Estudos como este visam fortalecer pesquisas relacionadas à Comunicação Publicitária Catarinense.


Palavras-chave:  Cultura, Cartazes Publicitários, Itajaí, Marejada
਍ഀ