XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT4-FS.433-1


DT4: DT 4 – NP Ficção Seriada

FICÇÃO TELEVISIVA NO PRIME-TIME PORTUGUÊS E BRASILEIRO

Marcia Perencin Tondato (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Maria Aparecida Baccega (Escola Superior de Propaganda e Marketing e ECA/USP); Diana Gualberto de Macedo (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Fernanda Castilho Santana (Universidade de Coimbra)

Resumo

Neste artigo, apresentamos os resultados preliminares de um estudo com foco nos gêneros televisivos e nas categorias presentes na publicidade desta faixa horária. O objetivo maior deste projeto é aproximar-se das identidades das mulheres brasileiras e portuguesas, suas intersecções e diferenças; desenhar os traços que mais influenciam na recepção do conteúdo televisivo, incluindo a publicidade. A partir da pergunta “o que aproxima e o que diferencia os horários nobres de Portugal e do Brasil?”, procuramos entender como as televisões portuguesa e brasileira estão desenhando o consumidor, neste artigo, em específico, qual o peso da ficção no horário nobre, visto que este conhecimento indica os critérios de definição da grade de programação, planejada estrategicamente para responder aos objetivos das emissoras.


Palavras-chave:  horário nobre, ficção, consumo, publicidade
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