XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT8.296-1


IJ: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação

A IDENTIDADE CULTURAL DE TERESINA NA PUBLICIDADE DOS SEUS 156 ANOS: MEMÓRIA E HIBRIDISMO

Camila Calado Lima (Universidade Federal do Piauí); Gustavo Fortes Said (Universidade Federal do Piauí)

Resumo

A publicidade exerce um papel relevante na definição de coletivos identitários, por meio do reconhecimento de símbolos no imaginário global e da forma como grupos desejam ser percebidos pela alteridade. Esta pesquisa propõe descrever as principais categorias temáticas utilizadas para construir a identidade cultural de Teresina pelas publicidades veiculadas nas três principais emissoras de televisão do Piauí, em 16 de agosto de 2008, data do aniversário da cidade. Com base na análise de conteúdo categorial, definiu-se três rubricas semânticas: 1) musealização urbana e valorização do local; 2) cosmopolitismo urbano e reinvenção do encontro; e 3) hibridismo cultural e exaltação do outro.


Palavras-chave:  comunicação e cultura, mídia e identidade, estudos culturais e mídia
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