XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT1-HJ.282-2


DT1: DT 1 – GP História do Jornalismo

SÍNTESE HISTÓRICA DA IMPRENSA MOÇAMBICANA: TENTATIVA DE INTERPRETAÇÃO

Antonio Carlos Hohlfeldt (Pós Graduação FAMECOS/PUCRS); James Machado dos Santos (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)

Resumo

O presente trabalho dá seqüência à pesquisa iniciada no estágio pós-doutoral, em 2008, na Universidade Fernando Pessoa/Biblioteca Pública Municipal, da cidade do Porto, Portugal. Trata-se de buscar reconstituir a história da chamada imprensa colonial portuguesa, constituída por uma história da imprensa colonial e uma história comparada da imprensa luso-brasileira. Em artigos anteriores, abordou-se um panorama geral e a bibliografia disponível. Posteriormente, estudou-se um jornal, especificamente. Este paper faz uma síntese histórica da imprensa de Moçambique. Depois de se fazer um panorama da história das conquistas portuguesas do ultramar e da chegada dos portugueses a Moçambique, desdobra-se a síntese histórica da imprensa moçambicana. Conclui-se o estudo com uma síntese de características dessa imprensa, destacando-se algumas figuras de jornalistas e alguns dos periódicos editados.


Palavras-chave:  História da imprensa, Imprensa em Portugal, História de Moçambique, Imprensa de Moçambique, Teoria do Jornalismo
਍ഀ