XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-PP.267-1


DT2: DT 2 – GP Publicidade e Propaganda

A PRODUÇÃO DE SENTIDO DO CONSUMO NO UNIVERSO FAMILIAR PAULISTA

Eneus Trindade Barreto Filho (Universidade de São Paulo); Rafael Araújo Lavor Moreira (Universidade de São Paulo)

Resumo

Nesta oportunidade, abordaremos a produção de sentido do consumo, a partir de um estudo exploratório, com fundamento etnográfico, sobre três famílias de extratos sociais distintos, buscando observar os vínculos de sentido ou sígnicos entre a recepção da publicidade e as práticas de consumo que se estabelecem nos universos pesquisados. A recepção da publicidade e as práticas de consumo são vistas na lógica da enunciação da recepção publicitária em ambiente doméstico ou familiar, considerando-se suas produções de sentidos em aspectos subjetivos, temporais e espaciais, conforme os pressupostos da enunciação de base lingüística.


Palavras-chave:  Produção de sentido, comunicação, publicidade, recepção, consumo
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