XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CD.188-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Educação

UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA PLURIMODAL

Mirna Tonus (Universidade Federal de Uberlândia); Beatriz Sanz Vazquez (Universidade Estadual de Campinas)

Resumo

O artigo apresenta discussões sobre um novo conceito, aplicado nas práticas didáticas utilizadas em processos de ensino-aprendizagem na formação de alunos de graduação nas áreas de Comunicação e Educação. Tal formação empregou diversas possibilidades de interação e intersecção, dentre as quais Ambientes Virtual de Aprendizagem (AVA), ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona, e toda a diversidade das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e seus multimeios, seguindo os pressupostos teóricos de Jean Piaget, Paulo Freire, Lev Semenovich Vygotsky, José Armando Valente e Otto Peters. Dessa reflexão, deriva o aspecto central discutido neste artigo, qual seja o hibridismo didático-tecnológico que pudemos desenvolver em nossas pesquisas formativas dentro de conceito de educação plurimodal.


Palavras-chave:  AVA, Educação a Distância (EAD), Educação Plurimodal, Hibridismo Didático-Tecnológic, Ensino Superior
਍ഀ